Na última segunda-feira, um acidente com uma lancha de passeio no Litoral do estado chamou a atenção para a segurança nos passeios náuticos. A embarcação pegou fogo na região próxima à Ilha do Mel, entre os trapiches de Encantadas e Nova Brasília, após o motor explodir. Cinco pessoas ficaram feridas. A causa da explosão ainda é desconhecida. Esse não foi o único caso na semana. No último domingo, outra lancha pegou fogo em Paranaguá, mas sem vítimas.
A Capitania dos Portos já deu início às investigações dos dois casos. A partir da instalação do inquérito, prevista para esta semana, o prazo para apresentar os resultados é de 45 dias, prorrogáveis por mais 45. Acidentes como estes são raros dois foram registrados no ano passado e podem acontecer por várias causas, como problemas no motor, falta de manutenção, imperícia ou imprudência no reabastecimento e no manuseio de equipamentos.
Os comandantes precisam estar atentos às normas, observando os itens de segurança e equipamentos antes de sair ao mar.
Fiscalização
A Operação Verão 2012/2013 da Capitania dos Portos, que segue até 17 de março, tem equipes de Inspeção Naval percorrendo diferentes pontos das Baías de Paranaguá e Guaratuba para fiscalizar e orientar os navegadores.
Nessas ações diárias são abordadas embarcações de esporte e recreio, de transporte de passageiros, condutores de motoaquáticas, entre outros. Os militares fiscalizam documentos de pilotos e da embarcação, excesso de lotação, disponibilidade de coletes salva-vidas e sinalização.
Durante o feriado de carnaval, entre sexta e quarta-feira, o órgão realizou 574 inspeções, segundo a tenente Kelly Frizzo. "No mesmo período do ano passado, foram 309. Aumentou o número de pessoas no mar", conta. Foram emitidas 159 notificações e 39 embarcações foram apreendidas, além de quatro carteiras de habilitação falsas.
Comodoro de uma associação náutica em Guaratuba, João Bosco afirma que alguns acidentes poderiam ser evitados com a manutenção preventiva. "A manutenção deve ser feita com empresas credenciadas pelos fabricantes, e usando sempre peças originais", diz. Segundo ele, o material de fabricação das lanchas acaba representando um agravante. "A fibra de vidro e o revestimentos são extremamente inflamáveis."
Para o técnico mecânico Jair Pedroni, muitos proprietários deixam a manutenção em segundo plano. "Quando a manutenção é negligenciada, não se olha, por exemplo, um vazamento de combustível quando se abastece, ou uma mangueira ressecada", diz. Pedroni também defende mais conhecimento sobre combate a incêndios. "O comandante é responsável pela embarcação e pela salvaguarda dos passageiros."