O planejamento de uma viagem, mesmo que seja de curta distância, contribui para que acidentes possam ser evitados. Esse é um dos elementos que fazem parte do conceito de direção defensiva. Outra questão fundamental é estar atento ao comportamento dos outros motoristas e tentar se antecipar à reação do outro para evitar acidentes.
Veja as cinco principais causas de acidentes
"Planejamento e previsão são os pilares de uma viagem tranquila e segurança. Mas, tudo isso tem que ser colocado em prática com respeito às leis de trânsito, que é o terceiro elemento da direção defensiva", explica o capitão Alexandre Dupas Pereira, comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) na Operação Verão.
Antes de pegar a estrada, o motorista precisa tomar algumas medidas para evitar imprevistos no percurso. O primeiro deles é fazer uma boa revisão no veículo. É preciso conferir como estão os sistemas de iluminação, de freio, entre outros itens. "O condutor não deve sair de casa sem verificar como estão os pneus. Tem de ver se não estão carecas e se precisa calibrá-los", afirma o capitão da PRE.
Pereira destaca também que alguns condutores se esquecem de outros itens fundamentais como a troca das pastilhas dos limpadores de para-brisa e traseiro, conferir o estado do estepe e se há triângulo, chave de roda e macaco.
Quando entrar no veículo, a primeira atitude que o motorista deve ter é regular o banco, a distância até o volante, o encosto de cabeça e os espelhos retrovisores (internos e externos). Depois disso, deve colocar o cinto de segurança e se assegurar de que todos os passageiros também estão usando. "Se for viajar com crianças, é obrigatório que elas sejam acomodadas em cadeirinhas adequadas para a faixa etária", lembra o comandante da PRE na Operação Verão.
Outra questão que merece atenção é a organização e a acomodação das bagagens no veículo. A família deve levar somente o necessário para os dias de descanso. O excesso de bagagem fará com que o veículo gaste mais combustível e também aumentará a distância de frenagem. A PRE orienta também que toda a bagagem seja colocada no porta-malas. Nunca se deve tapar a visão dos retrovisores.
Uma dica importante é não colocar objetos e malas no banco de trás. Em caso de uma freada brusca, os ocupantes do veículo podem ser atingidos. Se precisar colocar, amarre tudo ao banco traseiro.
O condutor também deve escolher os horários de menor movimentação nas estradas para viajar e nunca deve dirigir sob o efeito de bebida alcoólica, de medicamentos que causem sono, quando estiver cansado ou sem dormir. Para não ter sono ao volante, também é importante não fazer refeições pesadas antes de dirigir.
"O motorista precisa prestar atenção às condições da via, do clima, do automóvel, de si mesmo e prever a reação dos demais condutores", resume Pereira.
Vale ressaltar ainda que o condutor deve redobrar a atenção se a pista estiver molhada e se houver neblina. Não se esqueça de verificar a validade da carteira de habilitação e do vencimento das taxas obrigatórias. Sempre leve os documentos pessoais e também os do veículo.
Confira abaixo as cinco principais causas de acidentes nas estradas
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura