Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
foliões

Plano de emergência pré-carnaval

No calçadão da avenida Atlântica, em Matinhos, Paulo de Tarso e Carolina levaram até a cadela Domi para treinar | Antonio More / Gazeta do Povo
No calçadão da avenida Atlântica, em Matinhos, Paulo de Tarso e Carolina levaram até a cadela Domi para treinar (Foto: Antonio More / Gazeta do Povo)

Faltam apenas 15 dias para o carnaval e, aos foliões, o conselho é adotar um plano de ação para sobreviver aos cinco dias de festa. Ali­mentação balanceada e exercícios regulares podem evitar problemas bem comuns nesta época, como desidratação e distensões musculares.

O bancário Paulo de Tarso, 40 anos, e a esposa Carolina Rocha, 31 anos, contam, durante uma corrida na Praia Brava, em Ma­­tinhos, que adotaram uma alimentação regrada e uma rotina de exercícios para turbinar o condicionamento físico para passar bem pelos dias de carnaval. "Como o carnaval é uma época em que se acaba exagerando e descuidando um pouco da vida saudável, focamos na preparação. Tentamos evitar os carboidratos em excesso e fazemos exercício três ou quatros vezes por semana", afirma Paulo, que passará a festa em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. com a esposa.

De acordo com o médico fisiologista do Hospital Santa Cruz, em Curitiba, Rodrigo Alexandre Camargo, praticar exercícios físicos durante o período de carnaval, não ajuda muito. "Quem tem o hábito de fazer exercícios vai aguentar muito mais a folia em comparação com os sedentários. Mas a prática tem de ser anterior ao carnaval. Só durante a festa não adianta nada", afirma.

Segundo o médico, é importante descansar bem e beber muita água. antes e depois da festa. "O calor e o álcool podem potencializar a desidratação. É importante consumir água ou outro líquido não alcoólico. E as horas de sono devem ser respeitadas", explica.

Os excesso, além de ressaca, podem causar até infarte. "Nós atendemos muitos casos de infarte no carnaval. Isso ocorre por causa dos abusos, principalmente entre pessoas de meia idade", alerta o médico cardiologista do Hospital Santa Cruz, em Curitiba, Rubens Darwich.

Olho no prato

Dançar a noite inteira consome, em média, 800 calorias, seja atrás do trio elétrico, na rua ou no salão. Por isso, a nutricionista da Paraná Clinicas, em Curitiba, Ana Carolina Destefani recomenda alimentos ricos em carboidratos de rápida digestão como pães, batata, cereais, arroz e massas com molho leve, que serão responsáveis por fornecer a energia que será gasta durante a festa. "Para aguentar a folia até o fim sem passar mal ou sem se cansar demais, é preciso se manter uma alimentação balanceada e uma ótima hidratação durante a festa", diz. Alimentos ricos em gordura devem ser evitados. "Além de calóricos, eles têm digestão lenta e difícil, podendo trazer sonolência", afirma.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.