A Polícia Militar ontem começou a testar no litoral do estado mais uma novidade tecnológica para tentar melhorar o policiamento durante o verão. Dois patinetes motorizados passaram a auxiliar o trabalho de fiscalização da PM na beira-mar das praias de Caiobá e Guaratuba, no litoral do estado.
Uma dupla de policiais, ao invés de fazer o policiamento a pé, vai circular pelo calçadão sobre dois patinetes que atingem velocidade máxima de 30 quilômetros por hora. O policiamento sobre patinetes será feito de modo alternado entre Caiobá e Guaratuba. Num dia, a dupla estará em um balneário e, no dia seguinte, no outro. Segundo o assessor de comunicação da PM na Operação Verão, tenente Luciano Cordeiro, o objetivo dos patinetes é utilizar o veículo para dar mais agilidade leia-se mais rapidez às ações policiais.
Na temporada de verão 2004-2005, um quadriciclo chegou a ser utilizado como teste para auxiliar a polícia no patrulhamento das praias. Mas, de acordo com o tenente Cordeiro, a experiência não foi aprovado devido ao alto custo do equipamento. "O patinete tem um custo mais baixo para ser utilizado em ações futuras, caso seja aprovado", disse. Já o teste não vai custar nada à PM. Os patinetes foram fornecidos sem custo à corporação pelo fabricante.
A julgar pelas declarações de veranistas ouvidos pela Gazeta do Povo, a novidade foi aprovada pela população. "É moderno e importante porque o transporte deles [dos policiais] fica mais rápido", disse a cozinheira Márcia da Silva, de 33 anos. O industriário Júlio César Chaves, 34 anos, também aprovou. "Deve melhorar [o policiamento] porque agiliza a fiscalização e o que vale é isso. A gente vai ter mais segurança." Para o professor Oscar Pimpão, 72 anos, o equipamento vai garantir um atendimento mais rápido em uma situação de emergência. "Para a gente vai ser melhor."
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Deixe sua opinião