Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Litoral do Paraná

Pontos próprios nas praias do Paraná aumentam de 26 para 27

Confira o significado das bandeiras de sinalização da balneabilidade |
Confira o significado das bandeiras de sinalização da balneabilidade (Foto: )

O 12º Boletim da Balneabilidade desta temporada, divulgado nesta sexta-feira (4) pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), apontou aumento de pontos considerados próprios para banho, mesmo em períodos chuvosos. Passou de 26 para 27 os locais classificados com a bandeira azul.

A Praia Mansa, em Caiobá, na Rua Céu Azul, foi o local que tinha bandeira amarela na análise anterior (próprio em condições climáticas normais) e agora está com bandeira azul. Em Pontal do Paraná, todos os nove pontos são considerados próprios. Na Ilha do Mel, são quatro próprios. Matinhos têm mais oito locais próprios e Guaratuba cinco.

Com isso, houve redução do total de pontos com bandeira amarela, de 13 para 12, sendo cinco em Matinhos, um na Ilha do Mel e seis em Guaratuba. Esta marcação foi introduzida nesta temporada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e significa que as localidades estão liberadas para banho se não tiver chovido 24 horas antes. Caso contrário, o veranista deve evitar o mar nesses pontos.

As praias com locais impróprios permanecem em cinco, número que se mantém constante desde o boletim do dia 28 de janeiro. Destes, dois pontos estão em Guaratuba, dois em Matinhos e um na Ilha do Mel. As regiões reprovadas em Guaratuba estão na Praia Central. Um dos pontos na Avenida 29 de Abril (próximo ao posto dos guarda-vidas) e outro fica 100 metros à esquerda da Rua Ponta Grossa.

Em Matinhos, um ponto reprovado está no Balneário Flamingo, nas proximidades da Avenida Curitiba (rotatória), e outro na Praia Central, no Mercado dos Pescados. Na Ilha do Mel, o local onde não é indicado banho de mar é na Praia de Encantadas, 250 metros à direita do trapiche. No total, o IAP avalia 44 pontos nas praias do Paraná.

Metodologia

De acordo com o IAP, o ponto está impróprio para banho quando a análise aponta presença superior a duas mil bactérias Escherichia coli (E. coli) por 100 mililitros, ou quando duas ou mais amostras, de uma série de cinco, apresentam índices superiores a 800 E. coli por 100 mililitros.

Rios

Dos cinco locais analisados nos rios de Morretes e Antonina, dois estão impróprios para banho – um no Rio Nhundiaquara, próximo ao Largo Lamenha, e outro na Ponta da Pita, em Antonina. Dois receberam bandeira amarela e apenas um, no Rio Nunes, perto da ponte da PR-340, está próprio para banho.

Carnaval

Durante o feriado, equipes do IAP estarão em barracas fixas nas praias de Guaratuba (Praia Central até Morro do Cristo), Matinhos (rotatória) e Pontal do Paraná (no balneário de Ipanema) para esclarecer dúvidas e distribuir material informativo aos banhistas sobre a sinalização de pontos próprios e impróprios para banho.

Confira a situação em cada um dos pontos analisados

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.