Cerca de 300 mil veranistas chegaram ao litoral nesse fim de semana, segundo a Polícia Militar. A expectativa é que cerca de 2 milhões de pessoas comemorem a virada do ano nas praias do Paraná.
O movimento nas estradas foi alto no período. No caminho para Guaratuba pela BR-376, as filas do posto de pedágio alcançaram cerca de seis quilômetros. O congestionamento atingiu até a entrada para Garuva. A concessionária Autopista Litoral Sul atendeu cerca de 50 mil veículos por dia. A prefeitura de Guaratuba espera cerca de 700 mil pessoas para o ano-novo na cidade.
A BR-277, administrada pela Ecovia, registrou um movimento de 76 mil veículos no sentido Curitiba-Litoral entre sexta-feira passada e as 19 horas de ontem. O maior pico de movimento aconteceu entre 6 e 8 horas de sábado, com fluxo de 2 mil veículos por hora.
O tráfego também ficou lento na Avenida Paranaguá e na PR-407, que faz a ligação de Matinhos e balneários com o Pontal do Paraná. A professora Regiane Alves demorou cerca de 40 minutos para ir do centro de Matinhos ao Balneário Riviera: "É um absurdo que a pista seja simples. Atrapalha as férias de todo mundo", diz. A recomendação da PM é a utilização de vias alternativas por dentro dos baneários.
O ferry-boat entre Matinhos e Guaratuba teve um movimento moderado. Cinco embarcações fizeram o percurso durante o fim de semana, sem ficar mais de dez minutos ancorados no porto. O tempo de espera dos motoristas não passou de 15 minutos.
A PM não divulgou previsões de fluxo de automóveis para os próximos dias.
Clima nublado
O tempo nublado não afastou os veranistas das praias. A vendedora de água de coco Inês Freitas, inclusive, prefere climas amenos: "É mais gostoso para trabalhar e o pessoal está vindo para a praia mesmo assim".
Segundo o Simepar, a previsão para o litoral é de calor com possibilidade de chuva para os próximos dias, com temperaturas entre 20°C e 32°C hoje e amanhã.
Deixe sua opinião