Cardápio
Frutos do mar, carne e frutas fazem parte de boa parte das receitas do Litoral do Paraná:
Barreado
> Criado para dar energia aos foliões e dançarinos de fandango, o barreado é a mais tradicional das receitas paranaenses. É feito com três tipos de carne (especialmente das partes dianteiras do boi), cozidos com toucinho e temperos em uma panela de barro vedada com pirão de água e farinha. O método aumenta a pressão durante o cozimento e ajuda a desmanchar a carne. É servido com banana.
Arroz Lambe-Lambe
> O prato típico da Ilha do Mel é feito com mariscos (com casca) refogados em molho de tomate e temperos, como coentro, alfavaca e salsinha. O arroz é cozido nessa mistura. Por causa da temperatura, os mariscos abrem e fecham, fazendo com que o arroz entre nas conchas. Daí a explicação para o nome do prato: há que se lamber os dedos durante a degustação.
Cambira
> O destaque desta receita fica por conta do modo de preparo. A tainha que serve de base ao prato é salgada e seca ao sol. Depois, o peixe é cozido com temperos e banana.
Uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) vai destinar R$ 297 mil para desenvolver o turismo gastronômico em 65 cidades brasileiras. No Paraná, três destinos foram escolhidos: Curitiba, Foz do Iguaçu e Paranaguá, com ênfase na Ilha do Mel. O dinheiro será aplicado em treinamentos para melhorar a gestão e o atendimento nos restaurantes da região.
Um diagnóstico traçado em Paranaguá mostra que 24% dos turistas entrevistados consideram a gastronomia um produto turístico da cidade e 36% apontam como principal atrativo praias e ilhas. Com base nestes dados, prefeitura e comerciantes pretendem agora reforçar os roteiros ecológicos e históricos com o turismo "ecogastronômico".
Isso, de certa forma, já acontece com o barreado. "Ele expressa a gastronomia e dá identidade ao Paraná. É degustado em sua plenitude: tem memória e gosto", diz o professor de história Carlos Roberto Antunes dos Santos, coordenador do grupo de pesquisa em História e Alimentação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A gastronomia, segundo ele, assume um papel importante na divulgação dos costumes locais, com a valorização da identidade cultural. "Aí, o turismo tem um prato cheio para se desenvolver", afirma o professor. Para manter viva a tradição do barreado, a parnanguara Norma Santos Freitas abriu um restaurante (a Casa do Barreado) e resgatou receitas originais. "Fazemos o barreado da maneira autêntica. Comida tem história e é um resgate da cultura local", afirma.
Mas não é só de barreado que se faz a gastronomia típica do Paraná. "A cozinha paranaense acaba passando despercebida, mas há muitas receitas feitas à base de peixe que compõem o cardápio cotidiano", afirma a professora de turismo da UFPR Maria Henriqueta Gimenes, que escolheu a culinária do Litoral como tema da tese de doutorado. Para ela, é necessário fazer um levantamento das tradições culinárias do Litoral, já que algumas receitas ficam restritas às mesas das famílias da região e muitos pratos acabam no anonimato.
Soluções
A formação de um roteiro gastronômico em Paranaguá e o investimento em divulgação são as apostas de Manuel Alpont, representante da Abrasel no Litoral e chef de cozinha do restaurante e pousada Fim da Trilha, da Ilha do Mel, para alavancar o turismo da região. "Geralmente o turista vem por causa da praia, mas o número de interessados na gastronomia está aumentanto", revela. O professor Antunes dos Santos concorda. "Se o turista não se atrai pelo prato, é porque falta divulgação", afirma. Para ele, aliar a comida regional à valorização da natureza é um dos canais para aumentar a visitação.
Outra ideia é criar novas receitas que se adequem a esta proposta gastronômico-cultural. "A busca por novos sabores e experiências move os consumidores nessa área", afirma Maria Henriqueta. Para ela, a identificação e a valorização das especificidades da cozinha litorânea são imprescindíveis para dinamizar o mercado gastronômico litorâneo. Ela sugere, para isso, fazer até algumas variações dos pratos tradicionais, como bolinhos de barreado feitos com farinha de mandioca.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião