• Carregando...
Entardecer na Praia do Farol na Ilha do Mel | Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Entardecer na Praia do Farol na Ilha do Mel| Foto: Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Dicas para a preservação da Ilha do Mel

- Animais domésticos dos turistas não podem entrar na ilha. Já as pessoas que moram no local podem ter animais, mas para isso é preciso ter autorização do IAP;

- Não deixe lixo espalhado pela ilha. Recolha restos de comida, latas, canudos, entre outros materiais;

- Tenha cuidado com o cigarro. As bitucas podem causar incêndios;

- Não retire plantas e animais da ilha;

- Caminhe apenas nas trilhas;

Fonte: IAP

  • No mapa você confere o trajeto entre Curitiba e a Ilha do Mel

Quem planeja passar o Réveillon na Ilha do Me precisa conferir se existe disponibilidade de vagas para entrar no local. A previsão é de que a lotação da ilha seja alcançada na manhã de sexta-feira (31), de acordo com informações do terminal de embarque de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná. Como se trata de uma área de conservação, o limite é de 5 mil pessoas por dia. Quando esse limite é atingido, é preciso esperar alguém sair para poder entrar.

Será liberada a passagem das pessoas com reserva em pousadas e hotéis da ilha. Para isso, o turista deve apresentar o comprovante do pagamento da hospedagem em um dos terminais de embarque (Pontal do Sul ou Paranaguá).

"Temos que garantir a sustentabilidade da Ilha do Mel, por isso há restrição do número de pessoas. A estrutura da ilha – coleta de lixo, comércio, entre outros – está montada para receber até esse número de pessoas (5 mil)", explica o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Callado. Para não perder a viagem, é preciso conferir se há disponibilidade de vagas para acessar à Ilha do Mel. Uma das formas de verificar o número de pessoas é acessar o site http://www.ilhadomel.pr.gov.br. Na parte inferior do menu principal é possível se informar sobre as vagas restantes. "O número do site é atualizado constantemente pelo Instituto Ambiental do Paraná e por funcionários do terminal de embarque", garante o secretário.

O site também tem informações sobre a história da ilha, os serviços disponíveis, locais para visitar, festas e eventos (esportivos, religiosos e gastronômicos) que vão ocorrer no local.

Outra forma de conferir se ainda existem vagas é entrar em contato com o terminal de embarque de Pontal do Sul pelo telefone (41) 3455-1144 ou com o de Paranaguá no telefone (41) 3425-6325.

Cadastro

Quem for para a Ilha do Mel terá de fazer, obrigatoriamente, um cadastro nos terminais de embarque. A partir desses dados, o IAP e os demais órgãos competentes podem controlar o número de visitante, saber qual é o perfil deles e quantos dias permaneceram no local.

Transporte clandestino

Quando a ilha atinge sua capacidade máxima, algumas pessoas tentam fazer a travessia até o local em barcos clandestinos durante a madrugada. Segundo Callado, a Força Verde da Polícia Militar e a Capitania dos Portos reforçaram a fiscalização para coibir a clandestinidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]