O movimento no calçadão de Matinhos e Caiobá começa cedo na temporada: os primeiros raios da manhã atraem vários veranistas para a prática de esportes como caminhada, corrida ou ciclismo.
Para o comerciante Lindron Tenório, de Cianorte, a caminhada é uma maneira de substituir a academia durante as férias. E sempre é feita pela manhã. "Esse é um horário em que temos mais disposição. Depois do almoço a gente já bebeu um pouquinho, se acomodou."
A auxiliar de recursos humanos Camila Caiado Rodrigues e a irmã, Juliana Caiado Rodrigues, preferem caminhar pela manhã para aproveitar o céu e a praia. "É mais fresco, mais vazio e a vista é mais bonita, por isso estamos vindo sempre nesse horário. Queremos ainda vir ver o sol nascer, mas não conseguimos acordar", conta Camila. "Temos o projeto de começar a caminhar todo dia neste ano e resolvemos começar já aqui", conta Juliana.
Outra opção para quem não gosta de caminhar é andar de bicicleta. A velocidade parece agradar aos ciclistas, que nem param para conversar com a reportagem. "É uma brincadeira, mas estou indo de uma ponta a outra da praia e achando uma delícia", diz uma ciclista, sem diminuir o ritmo da pedalada.
Cuidados
Apesar de parecer simples, a caminhada exige cuidados. Segundo o educador físico Leandro Diogo Santos, da academia Mar a Tona, de Matinhos, praticar o esporte sem orientação pode causar lesões graves. "É importante fazer alongamentos para preparar o músculo para a intensidade do exercício. Pode ser um alongamento mais breve, antes e depois do exercício", diz Santos. Outro cuidado é o horário: é indicado escolher momentos com pouco sol, como o amanhecer ou o final do dia.
O lugar escolhido para a caminhada também é importante. "Quem tem problema de articulação precisa escolher um lugar mais macio, como grama ou uma areia nem tão fofa, mas também não muito dura, para diminuir o impacto", explica Santos. Outra dica é evitar terrenos acidentados. Para não correr riscos, é necessário procurar um médico e um educador físico, que podem orientar sobre a melhor maneira de se exercitar.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou