Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Procissão marítima reúne 300 fiéis em Paranaguá

Na procissão, 25 barcos foram abençoados pelo bispo de Paranaguá | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Na procissão, 25 barcos foram abençoados pelo bispo de Paranaguá (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

A procissão marítima que fechou as comemorações de Nossa Senhora dos Navegantes na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, neste domingo (8), reuniu cerca de 300 fiéis. O público acompanhou a imagem da santa, de pouco mais de 50 centímetros de altura, em 25 embarcações.

Por volta das 9h30, logo depois da missa, as pessoas seguiram a imagem até a beira da praia, onde a santa foi transportada de um barco pequeno para um maior, da Capitania dos Portos. Em seguida, outros barcos de passeio e pesca encostaram para que as pessoas pudessem embarcar a acompanhar o trajeto da imagem até a Ilha da Cotinga. Ali, o bispo de Paranaguá, dom João Alves dos Santos, abençoou as embarcações. Todo o percurso, ida e volta, durou cerca de duas horas e emocionou.

A aposentada Helena Maria Machado, de 55 anos, moradora da Ilha dos Valadares há 17, participou pela terceira vez da procissão. Ela se disse emocionada e saudosa em razão do falecimento recente, há nove meses, do marido. "Estou um pouco triste, mas muito emocionada. A parte que mais gosto da procissão é quando a imagem da santa sobe no barco e o povo começa a cantar em homenagem a ela".

Além dos cânticos, a maior parte das embarcações também rezou o Terço durante a procissão que terminou por volta das 11h30 com um churrasco na pracinha central da Ilha dos Valadares.

À noite, às 20 horas, outra missa encerra as comemorações que começaram dia 30 de janeiro, com shows ao vivo e barraquinhas de comida todas as noites. Com o apoio da Prefeitura de Paranaguá, a Paróquia espera arrecadar, ao menos, R$ 28 mil – mesma quantia do ano passado - , para a finalização da igreja e da continuidade das atividades das pastorais da Criança e do Idoso na região.

Ilha do Mel

Há poucos quilômetros da Ilha dos Valadares, e um pouco mais cedo, por volta das 8h30, outra comunidade, a da Ilha do Mel, também fez procissão marítima em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes. O trajeto que começou no trapiche da Nova Brasília, seguindo para a Praia de Encantadas, no sul da ilha, e voltou à Nova Brasília. Durante o percurso, os participantes entregaram rosas às embarcações para a realização de pedidos à santa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.