Em poucos segundos, Suellen Laís Vicentino trança os cabelos para a foto| Foto: Pedro Serápio / Gazeta do Povo
A trança embutida foi a escolha de Marina Brandão para o passeio
Duas sugestões da hair stylist Rejane Leonardo: fita e flores no cabelo
Como fazer - 1 - Para fazer a trança convencional é só dividir o cabelo em três e cruzar cada vez uma das mechas
Como fazer - 2 - A diferença deste penteado, sugerido por Rejane Leonardo, é juntar a uma das mechas uma fita (no caso de cetim) ou um colar de miçangas, e trançar normalmente
Como fazer - 3 - O resultado final depende do enfeite escolhido. Fitas de cetim deixar o look mais romântico. As de couro e colares de miçanga contribuem para o estilo folk. Pérolas imprimem sofisticação
Como fazer - 4 - Para fazer a trança embutida é só separar uma mecha maior no topo da cabeça, dividi-la em três, trançar duas vezes e, a partir daí, pegar um pouquinho de cabelo ao lado de cada mecha antes de trançar
Como fazer - 5 - Depois é só arrematar com um enfeite

Simples e elegantes, as tranças são a grande tendência da temporada. Fáceis de fazer, são camaleônicas: adaptam-se a vários ambientes e ocasiões. Durante o dia, por exemplo, elas ajudam a manter os cabelos domados mesmo quando estão em contato com a brisa marítima. À noite, com a aplicação de alguns acessórios, ficam prontas para as festas e baladas. A criative hair stylist do GLam Cabelo & Beleza, Rejane Leonardo dá algumas sugestões às moças que estão dispostas a aderir à moda.

CARREGANDO :)

Proteção

O cabelo ondulado da farmacêutica de Umuarama, Noroeste do estado, Suellen Laís Vicentino, 22 anos, vai passar boa parte do verão preso em uma trança. "Mesmo assim, sem nenhum acessório, fica bonito. Faço o penteado rapidinho.

Publicidade

A trança protege meu cabelo e é ideal para a praia", resume, durante seu passeio no calçadão de Caiobá. Segundo Rejane, para manter a trança atada, o mais indicado são as presilhas de silicone, por não interferirem no visual e não quebrarem o cabelo. Se a única opção for o elástico de borracha, é preciso cuidado na hora de soltar as madeixas: o prendedor deve ser cortado com a tesoura.

Curiosidade

Usar o cabelo sempre trançado não arrebenta os fios. Ao contrário: ajuda o cabelo a crescer bonito.

O movimento da torção das mechas resulta em um pequeno estiramento dos fios", explica Rejane Leonardo.

Democrática

Publicidade

A trança vale para todos os tipos e comprimentos de cabelo. Os ondulados ganham destaque em trançados mais frouxos. Quem tem pouco cabelo, pode fazer duas tranças em vez de uma e causar ilusão de maior volume. Dá para trançar só parte do cabelo, enquanto outra parte fica solta. E enrolar a trança e prendê-la com grampos resulta em um coque mais refinado.

Todos os estilos

Tira de couro ou um colar de miçangas enrolados junto da trança, dá um ar folk, meio hippie à produção. Para um estilo romântico, use fitas ou laçarotes. Mechas artificiais também são uma opção.

Fios domados

A trança embutida da estudante curitibana Marina Zaboroski Brandão, 15 anos, foi providencial para o passeio de banana boat na Praia do Cristo, em Guaratuba: não deixou que o cabelo ao vento fosse um incômodo durante a aventura. "À noite, gosto de colocar presilhas com flores de pano para ficar mais bonito e destacar o tom rosado das pontas", fala.

Publicidade

Os acessórios, aliás, são um jeito bacana de incrementar o penteado: a sugestão da hair stylist Rejane é aplicar pequenas presilhas de strass na trança ou juntar um colar com pérolas a uma das mechas antes de fazer a trança. Na praia, presilhas com enfeites de concha, flores artificiais ou naturais ao longo do cabelo ou na lateral da cabeça também valem.

* * * * *

Veja nas fotos desta página um passo a passo de como fazer dois tipos de tranças.

* * * * *

Serviço

Publicidade

GLam Cabelo & Beleza, Rua Euclides da Cunha, 640, Batel, Curitiba. (41) 3022-7295.