O problema do acúmulo de lixo no Litoral deve estar resolvido até a noite desta segunda-feira (5), segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues. De acordo com o secretário, a empresa Leão e Leão, contratada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema)para fazer a coleta, colocou cinco caminhões a mais para recolher o lixo em Guaratuba e quatro em Caiobá.
Como a partir desta segunda-feira haverá diminuição no número de veranistas, será possível dar conta do recolhimento do lixo acumulado. Em um dia normal, 2,9 toneladas de lixo são coletadas. Sábado (3) foram recolhidos 4,7 toneladas. Além disso, neste domingo (4) e na segunda-feira(5) haverá coleta extra até às 20 horas - o horário normal é até as 18 horas.
Rasca afirmou que sábado (3) fiscalizou a coleta em vários balneários e constatou que os caminhões não conseguiam entrar em algumas ruas por conta dos carros estacionados que impediam o acesso. Por isso a Leão e Leão não foi multada, conforme notificação emitida pela Sema semana passada. "Tivemos que pedir o auxílio de batedores da Polícia Militar para que fosse possível entrar em alguns locais de Pontal Paraná. Havia carros nos dois lados da rua", disse.
Mesmo com a promessa da regularização do recolhimento na segunda-feira, os veranistas se mostram insatisfeitos com a coleta de lixo nas praias. "Desde que chegamos aqui estamos tendo problema com o lixo. O caminhão até passa, mas o acúmulo é muito grande. Nem sempre eles conseguem dar conta e temos que ficar assim, com o lixo acumulado nas lixeiras", comenta Francis Santana, turista de Ponta Grossa que está em Matinhos e vai embora no próximo domingo (11).
Outra veranista que está insatisfeita com o recolhimento da coleta de lixo é a curitibana Márcia Souza Perin . Ela chegou a Caoibá no dia 26 de dezembro e vai embora na sexta-feira (9). "O problema do lixo na frente de casa é que tem muito cachorro, e eles acabam revirando a lixeira e espalhando tudo. Isso é o que incomoda nessa dificuldade na coleta", afirma. CarnavalDe acordo com o secretário, as autuações à empresa por problemas na coleta de lixo não estão descartadas, principalmente durante o feriado de Carnaval. A Leão e Leão terá o prazo de 10 dias, começando neste domingo (4), para apresentar um planejamento logístico para o recolhimento de lixo entre os dias 20 e 25 de fevereiro. "Não permitiremos que os transtornos do ano-novo se repitam do Carnaval. A fiscalização ocorrerá durante todo o feriado. Se não foi cumprido o que estiver descrito no planejamento que ainda será analisado -, a multa será diária", afirma Rasca.
A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Leão e Leão, mas não encontrou ninguém que comentasse o caso.
Serviço
A coleta de lixo é feita diariamente das 6 às 18 horas nas áreas centrais de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Nas regiões mais afastadas, a coleta é feita em dias alternados. Neste domingo (4) e na segunda-feira(5) haverá coleta extra até às 20 horas, para acabar com o lixo acumulado.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada