Na pousada Grajagan, há opções de hospedagem com vista para o mar| Foto: Divulgação
Cordas de navio são usadas para marcar as trilhas

Se você é daqueles que sonha com o cenário paradisíaco de uma ilha, mas desiste da viagem só em pensar que estará longe do conforto e da tecnologia, pode começar a arrumar as malas. Na pousada Grajagan Surf Resort, localizada na Ilha do Mel, o visitante encontra toda a comodidade de poder ficar conectado ao mundo virtual com a vantagem de estar cercado pelo que a natureza oferece de melhor – muito verde, ar puro e o mar logo em frente.

CARREGANDO :)

O público é bem diversificado. São pessoas dos mais diversos lugares do Brasil e do exterior. A escritora Miranda Duigan, que nasceu na Austrália e atualmente mora em Londres, estava em sua primeira visita ao Brasil. Ela ficou sabendo da Grajagan em pesquisas pela internet e só tinha uma definição para o lugar. "É maravilhoso." O proprietário Rogério Hauer Reichert conta que a presença de argentinos está mais frequente que alguns anos atrás, assim como a de europeus e australianos.

O comerciante Edinelson César Domahovski, de Curitiba, já conhecia a Ilha do Mel, mas não a pousada. Desta vez ele se hospedou com a mulher, Luciane, e a filha, Fernanda. "O que mais me cativou foi a preservação e como foram feitas as construções, a decoração, tudo combinando com o local", disse. "Não sei como não vim para esse lugar antes. Tudo aqui é maravilhoso", resumiu sua esposa.

Publicidade

Ambiente aconchegante

As dependências são construídas em madeira, o que dá um ar rústico e natural à pousada. Cordas antigas de navio são utilizadas na decoração e para marcar as trilhas de caminhada dentro da Grajagan. São mais de 50 toneladas e cerca de 20 quilômetros do material ecologicamente correto, já que não impermeabiliza o solo e segura a areia que vem da praia.

Materiais como canoas e barcos antigos de madeira e boias de pesca típicas da região também fazem parte da decoração. Canoas servem como mesa no restaurante e as mesas de madeira bruta resultam do corte de reaproveitamento de uma árvore que havia caído na casa de Reichert. Os mosaicos decorativos foram feitos por sua esposa, que é dentista, mas que tem o trabalho artístico como hobby.

Para quem conhece a estrutura da pousada, que funciona há dez anos, fica difícil imaginar que quando Reichert adquiriu sua primeira casa, por volta de 1979, não existia luz elétrica nem água encanada na Ilha do Mel. "O turismo é novo ainda, mas os serviços de travessia, restaurantes e pousadas já mudaram bastante e estão melhorando cada vez mais", opina Reichert.

Acomodações

Publicidade

São 20 dependências entre suítes de frente para o jardim ou para o mar e chalés que acomodam até seis pessoas. No total, são 60 leitos que oferecem ar-condicionado, cama do tipo box e televisão de 29 polegadas, algumas delas de LCD.

O hóspede tem à disposição, ainda, serviço de internet sem fio. "É importante investir em tecnologia. O visitante só vai ficar tranquilo se ele souber como está sua empresa ou família e se souber o que está acontecendo no mundo. Aí sim pode até relaxar mais", explica o proprietário.

O restaurante é aberto a pessoas que não estão hospedadas, que podem aproveitar a visita e conhecer a estrutura do lugar. No cardápio, os principais pratos são à base de peixes e frutos do mar, mas também há opções de carnes e massas.

A Grajagan fica perto do Farol da Conchas, um dos principais pontos turísticos da Ilha do Mel e uma das melhores praias para a prática de surfe no Paraná. Nos períodos de alta temporada, as diárias variam de R$ 260 (suítes) a R$ 560 (chalés).

Informações: (41) 3426-8043 / 3426-8165 e www.grajagan.com.br.

Publicidade