Apenas sete pontos das praias paranaenses são considerados próprios para banho. É o que aponta o terceiro boletim de balneabilidade do litoral do estado, divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) neste sábado (5). Esta é a pior avaliação do litoral desde que os relatórios semanais passaram a ser divulgados. Dos 49 pontos avaliados no litoral e Ilha do Mel, 42 são considerados impróprios para banho.
Segundo o documento, as chuvas dos últimos dias e o maior fluxo de veranistas influenciaram neste panorama da qualidade da água. Houve aumento na concentração de Enterococcus, em número considerado acima dos índices recomendados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Uma das causas pode ser a contaminação por esgoto clandestino.
O feriado de ano novo e o movimento nas estradas atrasaram em um dia a publicação do relatório, que é divulgado sempre às sextas-feiras. A coleta foi feita na última quarta-feira (2). As análises do IAP levam em conta 49 pontos na costa litorânea e 16 no interior.
Queda de qualidade
O segundo boletim, divulgado em 28 de dezembro, havia apontado oito locais impróprios para banho. O primeiro, do dia 21 de dezembro, constatou apenas três pontos impróprios. É possível acompanhar a qualidade das águas no site do IAP, na sinalização, nas barracas de informação instaladas nas praias e no comércio local.