O réveillon no Litoral do Paraná reuniu pessoas de todo o país que escolheram passar os primeiros minutos de 2015 na orla da praia acompanhando a queima de fogos. Com duração de 12 minutos em Matinhos, o show pirotécnico não foi o único atrativo para os veranistas. Trios elétricos e palcos foram montados nas praias para animar a virada de ano de quem passou pela região.
Na Avenida Atlântica, o público mostrou que 2015 começa cheio de tradições: pular ondas, brindar, abraçar um ilustre desconhecido, vestir roupas de diversas cores cada qual com seu significado e os desejos de paz, amor, saúde e prosperidade figuraram entre os mais importantes.
Veja fotos da passagem de ano no Litoral
De Curitiba, Irati, Paranaguá e Cascavel, todas no Paraná, Descalvado, em São Paulo, e de outros tantos endereços por todo o Brasil, os turistas escolheram as praias paranaenses para fazer seus pedidos e também para realizá-los.
"Era meu sonho passar a virada de ano na praia. Esse ano eu decidi que ia conseguir, então troquei escala no serviço e vim com minha família", comemora Janete Silva Chaves, 53 anos.
"A gente sempre espera que o próximo ano seja melhor. Eu passo de amarelo porque traz dinheiro", brinca a confeiteira Tere Silveira, de 49 anos, ao lado da família.
"Espero que 2015 traga saúde, paz, realizações pessoais e profissionais e muita felicidade pra mim e toda a minha família", deseja Tamara Deina, de 25 anos.
"Acho que o mais importante é paz nas famílias, esse é o meu desejo", anseia Sizaldina Miranda, 56 anos, ao lado da neta Vitória Gabrielly, de dez anos, que diz ter gostado muito da queima de fogos.
A organização do evento também gerou elogios entre o público estimado em dois milhões de pessoas, especialmente pela presença de policiais em toda a extensão das praias. Mas, o lixo deixado pelos próprios turistas gerou reclamações. "Por que o pessoal que vem passar a virada aqui nunca aprende a colocar suas garrafas, latas, seu lixo dentro do cesto de lixo?", questiona Vinicius Martins, 35 anos, morador de Curitiba. Pelo chão, as garrafas de vidro são predominantes e como a presença das crianças é grande, o desleixo pode ser perigoso.
Meia hora depois da queima de fogos, com o lixo todo no chão, uma garoa fina caiu e o público começou a deixar a praia.
Show cristão
O público cristão teve como alternativa durante a virada do ano um show católico com a Irmã Inez, conhecida como a Freira do Rap e fundadora da Comunidade Milagre Eucarístico. O show da virada com a freira já se tornou tradição, acontece há mais de dez anos e sempre reúne um público diferenciado. "Faz parte dos trabalhos de evangelização pelas artes, especialmente pela música", explica a Irmã Carmem Lúcia da Silva, que trabalha com a Irmã Inez.
"Minha família mora aqui e eu vim passar o Réveillon com eles. O show é bem interessante e deveria ser levado ara outros lugares", sugere Bianca Kirchner, 36 anos, de Descalvado (SP).
O show começou às 23 horas e terminou no início da madrugada do dia 1°, por volta da 0h30.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Deixe sua opinião