O réveillon no Litoral do Paraná reuniu pessoas de todo o país que escolheram passar os primeiros minutos de 2015 na orla da praia acompanhando a queima de fogos. Com duração de 12 minutos em Matinhos, o show pirotécnico não foi o único atrativo para os veranistas. Trios elétricos e palcos foram montados nas praias para animar a virada de ano de quem passou pela região.
Na Avenida Atlântica, o público mostrou que 2015 começa cheio de tradições: pular ondas, brindar, abraçar um ilustre desconhecido, vestir roupas de diversas cores cada qual com seu significado e os desejos de paz, amor, saúde e prosperidade figuraram entre os mais importantes.
Veja fotos da passagem de ano no Litoral
De Curitiba, Irati, Paranaguá e Cascavel, todas no Paraná, Descalvado, em São Paulo, e de outros tantos endereços por todo o Brasil, os turistas escolheram as praias paranaenses para fazer seus pedidos e também para realizá-los.
"Era meu sonho passar a virada de ano na praia. Esse ano eu decidi que ia conseguir, então troquei escala no serviço e vim com minha família", comemora Janete Silva Chaves, 53 anos.
"A gente sempre espera que o próximo ano seja melhor. Eu passo de amarelo porque traz dinheiro", brinca a confeiteira Tere Silveira, de 49 anos, ao lado da família.
"Espero que 2015 traga saúde, paz, realizações pessoais e profissionais e muita felicidade pra mim e toda a minha família", deseja Tamara Deina, de 25 anos.
"Acho que o mais importante é paz nas famílias, esse é o meu desejo", anseia Sizaldina Miranda, 56 anos, ao lado da neta Vitória Gabrielly, de dez anos, que diz ter gostado muito da queima de fogos.
A organização do evento também gerou elogios entre o público estimado em dois milhões de pessoas, especialmente pela presença de policiais em toda a extensão das praias. Mas, o lixo deixado pelos próprios turistas gerou reclamações. "Por que o pessoal que vem passar a virada aqui nunca aprende a colocar suas garrafas, latas, seu lixo dentro do cesto de lixo?", questiona Vinicius Martins, 35 anos, morador de Curitiba. Pelo chão, as garrafas de vidro são predominantes e como a presença das crianças é grande, o desleixo pode ser perigoso.
Meia hora depois da queima de fogos, com o lixo todo no chão, uma garoa fina caiu e o público começou a deixar a praia.
Show cristão
O público cristão teve como alternativa durante a virada do ano um show católico com a Irmã Inez, conhecida como a Freira do Rap e fundadora da Comunidade Milagre Eucarístico. O show da virada com a freira já se tornou tradição, acontece há mais de dez anos e sempre reúne um público diferenciado. "Faz parte dos trabalhos de evangelização pelas artes, especialmente pela música", explica a Irmã Carmem Lúcia da Silva, que trabalha com a Irmã Inez.
"Minha família mora aqui e eu vim passar o Réveillon com eles. O show é bem interessante e deveria ser levado ara outros lugares", sugere Bianca Kirchner, 36 anos, de Descalvado (SP).
O show começou às 23 horas e terminou no início da madrugada do dia 1°, por volta da 0h30.
Regulamentação no STF pode redefinir regras da Internet e acirrar debate sobre liberdade
Áudios vazados: militares reclamam que Bolsonaro não assinou “golpe”; assista ao Entrelinhas
Professor, pupilo de Mujica e fã de Che Guevara: quem é Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Deixe sua opinião