Outros cuidados

- Não entre no mar quando houver a indicação de que o local é impróprio para banho.

- Evite entrar no mar perto de locais onde há despejo de esgoto doméstico.

- Evite se banhar após chover intensamente.

- Não leve animais para a praia.

- Beba grande quantidade água e sucos. O sol e o calor contribuem para a desidratação.

- Quando for mergulhar no mar, evite pular na água com os olhos abertos.

- Cuidado ao andar da areia. Fique atento a objetos e materiais que podem causar lesões na pele.

- Em caso de qualquer sintoma, procure um médico.

CARREGANDO :)

Os veranistas não devem entrar no mar quando as placas do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) indicarem que os pontos avaliados estão impróprios para banho. A pessoa que ingere água contaminada com a bactéria Escherichia coli (E.coli) pode ter gastroenterites (infecções), que tem como principais sintomas vômito e diarreia. O quadro pode evoluir para uma desidratação que, se não for tratada, pode levar a morte.

Publicidade

A médica infectologista Viviane Maria de Carvalho Hessel Dias, do Hospital Nossa Senhora das Graças, alerta que é preciso tratar a desidratação, para que os órgãos vitais não sejam afetados. A médica explicou que a diarreia e o vômito associados causam a perda de sais minerais, em especial de potássio, e isso causa desequilíbrio no organismo. "Se não for feita a reposição de líquido, os rins podem ser afetados, por exemplo, o que pode evoluir para insuficiência renal", explicou a infectologista.

De acordo com o médico infectologista Alceu Fontana Pacheco Júnior, do Hospital Evangélico – que é presidente da Sociedade Paranaense de Infectologia, outro risco de se ingerir água contaminada é contrair o vírus da Hepatite A. Caso uma pessoa com a doença despeje suas fezes no mar, o vírus irá contaminar a água e a pessoa que a ingerir poderá contrair a doença.

A Hepatite A provoca inflamação no fígado e tem como sintomas icterícia, dores abdominais, intolerância alimentar, febre, entre outros. "A pessoa pode ter insuficiência hepática, que – em casos raros – pode levar a morte", explicou Pacheco Júnior.

Se a pessoa apresentar qualquer sintoma, deve procurar um médico. "Antes disso, é importante se reidratar com soro caseiro, o que pode ser feito em casa", afirmou o presidente da Sociedade Paranaense de Infectologia. Outras doenças

Se a pessoa tiver cortes ou feridas na pele e entrar em contato com a água contaminada, poderá ter micoses ou outras irritações. "Não entre no mar se tiver lesões na pele", aconselhou a médica Viviane.

Publicidade

Outro cuidado que o veranista deve ter é não deixar que a água contaminada entre em contato com os olhos. Se isso ocorrer, a pessoa poderá ter conjuntivite infecciosa.