As escolas São Vicente e Acadêmicos do Litoral são as vencedoras do desfile de carnaval de Paranaguá deste ano. A apuração terminou às 13 horas desta segunda-feira (23). Com o maior número de componentes, 700 no total, a São Vicente conquista o título do grupo especial pela quinta vez consecutiva. Já a Acadêmicos do Litoral conquista com o título do grupo de acesso e retorna ao grupo especial após dois anos.
Com apenas seis anos de existência, a São Vicente investiu no desfile deste ano, entrando na Avenida Arthur de Abreu no domingo (22) com cinco carros alegóricos. O tema foi "Sal! Muito mais que um tempero, uma história! Uma conquista!".
Segundo o presidente da São Vicente, Nilo Monteiro, a ideia do enredo surgiu depois de uma pesquisa sobre a história do sal feita pelos carnavalescos Tino Zella, Glácio Airton e Anderson Matoso. "O sal tem uma trajetória de séculos que começa lá no Egito e passa pelo nosso dia-a-dia. Até a palavra salário derivou deste tempero", comentou, referindo-se à forma como os soldados romanos eram pagos por seus préstimos. A escola obteve nota máxima em oito dos dez quesitos de avaliação, fechando um total de 99 pontos, quatro pontos à frente da segunda colocada, Filhos da Gaviões.
Já a Acadêmicos do Litoral levou para a avenida o tema "Se essa avenida fosse minha", com um desfile cheio de significados, mostrando o universo democrático e divertido que é a rua para as crianças, com alas que mostravam brincadeiras como empinar pipa e jogar futebol. A fundadora da escola, Milene, Milene Rosa Gomes, de 82 anos 50 deles de avenida , emocionada com o resultado, foi aplaudida de pé assim que a apuração dos votos terminou.
A Acadêmicos do Litoral, funda em 1973 e que tem ao todo 14 títulos, entrou na avenida com quatro carros e 350 integrantes.
O desfile das campeãs será terça-feira (24), a partir das 18 horas.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo