O favoritismo dos últimos seis anos prevaleceu na Avenida Arthur de Abreu, no centro histórico de Paranaguá, local do desfile do grupo especial das escolas de samba, na madrugada de domingo para segunda-feira. A escola São Vicente conquistou o sétimo título seguido do carnaval parnanguara. O resultado foi confirmado somente na recontagem da apuração, que aconteceu ontem à tarde.
O colorido das emoções tomou conta da avenida. Com 500 componentes, a campeã de 2011 levou para a avenida o tema "Faces", com representações da alegria e da tristeza, as essências das emoções humanas. O carro abre-alas trouxe uma pirâmide de crianças vestidas de vermelho, que levantou o público cantando o samba enredo da escola e batendo palmas. O tema também falou dos mistérios da estética, com direito a salão de beleza em um dos carros alegóricos. No final, a escola mostrou como as expressões humanas contagiam o carnaval.
Satisfeito com mais uma conquista, o presidente da São Vicente, Nilo Ribeiro Monteiro, credita o título à toda a comunidade que ajudou a agremiação no desfile. "A comunidade chora e sangra junto. Essa hegemonia se deve justamente à união que temos no nosso trabalho", conta Monteiro.
Diferente do presidente, o carnavalesco Rafael Costa é novato na escola e este foi seu primeiro título na São Vicente. Emocionado, ele confessa que chegou a ficar inseguro por ser estreante na escola. "Sou carnavalesco há cinco anos, mas foi como se eu fosse um iniciante. A responsabilidade foi grande, mas mostramos força com o nosso trabalho", comenta.
O desfile das campeãs ocorre hoje. Além da São Vicente, também desfila a agremiação Leão da Estradinha, campeã do grupo de acesso. A festa começa às 19 horas, também na Avenida Arthur de Abreu.
Ucrânia na avenida
A vice-campeã, Mocidade Unida do Jardim Santa Rosa, levou 380 componentes para a avenida. Com o tema "A saga de um povo 120 anos da imigração ucraniana no Brasil", a escola animou o público com adereços relacionados à cultura ucraniana, com direito a passagem de grupos folclóricos do país europeu no desfile.
Trajes típicos, dança e comida tradicional envolveram a plateia, que contou com a presença da cônsul da Ucrânia em Curitiba, Larysa Myronenko, que se sentiu honrada com a homenagem feita aos imigrantes daquele país. "É um encontro muito interessante entre os dois povos e o carnaval proporciona a união maior entre brasileiros e ucranianos", ressalta.
Na terceira colocação, a Filhos da Gaviões levou o tema "Café, aroma irresistível como samba inconfundível", e contou a história do cultivo desde a chegada da planta ao país. O destaque ficou pelo aroma de café espalhado na avenida por um dos carros alegóricos.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo