O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou ontem o primeiro boletim de balneabilidade do Paraná. Neste início de temporada, 98,77% dos 98 quilômetros analisados foram considerados próprios para os banhistas. Além do monitoramento da água, feito semanalmente pelo IAP, a novidade deste ano é a limpeza da areia das praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, que está sendo feita durante a noite e a madrugada pela Sanepar.

CARREGANDO :)

Dos 45 pontos monitorados no Litoral, seis foram considerados impróprios para banho. São eles: o trecho em frente ao módulo policial, na Baía de Encantadas, em Paranaguá; um ponto no Balneário de Riviera e dois pontos no Balneário Flamingo, todos próximos ao Rio Matinhos, em Matinhos; um trecho da praia de Caieras, em Guaratuba; e a Ponta da Pita, em Antonina.

Os outros 39 pontos estão liberados aos banhistas, mas é preciso estar atento às cores das bandeiras que indicam a qualidade da água. Desde o ano passado, o IAP incluiu no monitoramento a bandeira amarela, que indica pontos liberados para banho, desde que não tenham ocorrido chuvas fortes nas proximidades nas últimas 24 horas. As bandeiras azuis e vermelhas representam pontos próprios e impróprios para banho, respectivamente.

Publicidade

Interior

Nesta temporada, o IAP vai fazer o monitoramento de 68 pontos em todo o estado. Além dos 45 no Litoral, 16 estão na Costa Oeste, dois no Norte Pioneiro e um no Norte. Todos os pontos monitorados no interior do estado estão próprios para banho. De acordo com o IAP, o monitoramento da água será feito a partir de coletas realizadas todos os domingos e segundas-feiras, dias em que o movimento de pessoas nas praias acaba influenciando a qualidade da água. Além do lixo deixado pelos veranistas e banhistas na orla, a proximidade de rios e córregos também influencia decisivamente a qualidade da água do mar.