O verão no Paraná deve ter dias de muito calor e chuvas típicas da estação. Sem a influência dos fenômenos El Niño e La Niña, as condições meteorológicas no estado ficarão parecidas com as registradas historicamente durante o período. O alerta vai para o fato de haver grande chance de chuvas fortes, vendavais, queda de granizo e raios nessa estação, conforme previsão do Instituto Tecnológico Simepar.

CARREGANDO :)

O verão começou no último dia 21 de dezembro e vai até o dia 20 de março de 2014. Quando o El Niño ou a La Niña ocorrem, as águas do Oceano Pacífico sofrem uma alteração de temperatura. No primeiro caso, o problema é o aquecimento além do normal e, no segundo, o resfriamento. Como nenhum dos dois fenômenos acontece em 2014, as temperaturas e o regime de chuvas não terá grande alteração em toda a Região Sul, inclusive no Paraná.

A meteorologista do Simepar Ana Beatriz Porto diz que as chuvas no Paraná nessa estação ocorrem, sobretudo, por causa do aquecimento que acontece durante o dia. "O problema da chuva do verão é que ela é mal distribuída. Pode ter, por exemplo, uma chuva em um local e em uma fazenda ao lado, não. Pode ter vendaval, granizo, temporal e numa distância curta desse local não ocorrer. Na região leste (Curitiba e RMC) é que pode ter um pouco mais de nuvem, o que faz, na média, os dias ficarem um pouco menos quentes."

Publicidade

Temperaturas e chuvas

Se para os agricultores a recomendação é de alerta, para os veranistas que querem aproveitar a praia a notícia é boa. A região que terá as maiores médias de temperatura será o Litoral do Paraná, com máxima média de 30ºC e mínima média de 20ºC. Mas o calor traz um problema, que é a maior ocorrência de chuva. Na região litorânea deve chover entre 190 a 420 milímetros por mês de janeiro a março.

Em Curitiba e região, as temperaturas médias serão as menos altas, com a máxima na casa dos 25ºC e as mínimas na faixa dos 16ºC. A marca é parecida com as médias que devem ser registradas no Sul, entre 16ºC e 27ºC. Nas duas regiões, a quantidade de chuva deve ser parecida, com previsão de cair, por mês, entre 100 e 230 milímetros de chuva.

O Noroeste e o Sudoeste devem ter as médias de temperatura mais altas do estado. Na região de Maringá as máximas fecharão média de 29ºC, assim como na região de Francisco Beltrão. As mínimas ficam em 19,5ºC, no norte; e em 18ºC, no Sudoeste. As chuvas mensais devem variar entre 100 e 230 milímetros, conforme a previsão – lembrando que os fenômenos ocorrem geralmente de forma mal distribuída.