Se reforma da estação terminar só na sexta-feira, trem não descerá por falta de tempo para organizar a viagem| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Sábado (21) e domingo (22) de carnaval deve voltar a ocorrer a descida de trem de passageiros até Paranaguá, de acordo com a Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá (Fumtur). Para que a viagem possa acontecer, o telhado da Estação Ferroviária de Paranaguá está sendo reformado e também está ocorrendo a limpeza do local, além de pequenos reparos que estão sendo feitos pela empresa vencedora da licitação aberta pela prefeitura.

CARREGANDO :)

No entanto, a assessoria de imprensa da Serra Verde Express, companhia responsável pelo passeio, não confirmou a informação. Os diretores da Serra Verde Express estão conversando com representantes da América Latina Logística (ALL), responsável pela manutenção dos trens, para decidirem se as duas viagens até Paranaguá são viáveis.

O trem descia até Paranaguá apenas aos domingos, mas há três semanas a viagem não estava mais acontecendo por causa de um temporal que causou estragos à estação. Diariamente o percurso do trem vai de Curitiba até Morretes. O trajeto total de Curitiba a Paranaguá deve levar aproximadamente 4 horas, segundo informações da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) de Paranaguá. O trem deve sair da Rodoferroviária de Curitiba às 8h15, no sábado e no domingo, e a previsão é de que a chegada na Estação Ferroviária de Paranaguá aconteça por volta das 12 horas.

Publicidade

O presidente da Fumtur, Luiz Fernando Oliveira, garantiu que as viagens acontecerão no próximo fim de semana e disse que na sexta-feira (20) fará vistoria na estação, em conjunto com representantes da Serra Verde, para verificar as condições do local.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a reforma começou apenas segunda-feira (16) porque tinha de ser feita licitação para a contratação da empresa responsável. A prefeitura afirma ainda que até sexta-feira (20) a reforma estará terminada.

o diretor comercial da Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho, disse que as viagens podem não acontecer, pois se a reforma terminar apenas na sexta-feira não haverá tempo suficiente para organizar as viagens.

Segundo Arruda Filho, outro fator complicador é o tempo da viagem. De acordo com o seu cálculo do tempo do percurso, o trem saindo de Curitiba às 8h15, chegará a Morretes às 11h15. E o trecho mais complicado - de Morretes até Paranaguá - poderia demorar até 1h30. "Se o trem chegar a Paranaguá às 13h45, não haverá tempo hábil para voltar a Morretes às 15 – horário para o qual já estão sendo vendidas passagens de retorno há mais de 15 dias", explica. Arruda Filho afirmou que caso o trem se atrase, a Serra Verde Express poderá ser acionada pelos consumidores no Procon. "Estamos conversando com a América Latina Logística para estudar se existe maneira de fazer mais rápido esse último trecho", completa o diretor comercial da Serra Verde Express.

Estação

Publicidade

De acordo com o presidente da Fumtur, a prefeitura tem autorização para utilizar a estação ferroviária até dia 28 de fevereiro, pois o prédio foi tombado e pertence à União. Para que a viagem possa ser realizada a prefeitura conseguiu autorização Gerência Regional da Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Desde 2007 a prefeitura tenta obter a licença para uso do local. "O município não pode investir em um prédio que não lhe pertence. Queremos que a estação passe para os cuidados da prefeitura e já levamos o caso para o Ministério Público Federal", afirma Oliveira