Os veranistas devem evitar os banhos de mar nas praias de Encantadas, na Ilha do Mel, e Caieiras, em Guaratuba. O relatório de balneabilidade divulgado ontem pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) mostra que os dois pontos do litoral paranaense, de um total de 42, estão impróprios para banho.
As praias apresentam concentração de bactérias Escherichia coli acima dos padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Os coliformes fecais podem causar alergias na pele e problemas gástricos no caso de ingestão da água.
As amostras são coletadas pelo IAP às segundas e terças-feiras e os resultados valem por uma semana. Esse é o quinto boletim da temporada.
Rios
Além dos dois pontos de praia, três outros locais estão contaminados: Ponta da Pita, em Morretes e Antonina, e dois pontos do rio Nhundiaquara, também em Morretes e Antonina. Ao todo são cinco pontos de rio monitorados.
Bandeiras
As bandeiras instaladas nos pontos analisados orientam os veranistas. As vermelhas indicam água imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direita da sinalização, enquanto as azuis mostram que a água está própria para banho.
Praia cheia
Como o sol voltou a brilhar ontem, o movimento para o litoral paranaense aumentou. A Ecovia, concessionária responsável pelo trecho da BR-277 que liga Curitiba às praias, atingiu um movimento de 1.293 veículos por hora no sentido litoral, fluxo considerado alto.
A expectativa da Ecovia é de que 119 mil veículos circulem pela rodovia até segunda-feira. Hoje de manhã devem circular 1,5 mil carros por hora até litoral. Para o retorno, o maior pico deve ser no fim da tarde e na noite de domingo, com expectativa de 2,5 mil carros por hora.
O céu permaneceu nublado durante a maior parte da semana e o sol de ontem levou os veranistas de volta para a areia. A estudante de administração de Curitiba Carla Rodrigues conta que veio para a praia durante vários dias da semana à espera do sol. "Assim a praia fica até mais bonita", conta Carla.