A segunda-feira (15) começou ensolarada no Litoral paranaense, levando o veranista cedo para a praia. Às 7h45 horas da manhã, os termômetros em Guaratuba já maçavam 24,4°C. A temperatura continua a subir ao longo do dia. A previsão do Instituto Tecnológico Simepar é de que a máxima seja de 33°C, com temperatura mínima de 22°C.
A frente fria que avança lentamente sobre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ainda não influencia o clima no Paraná, onde permanece o calor e a alta umidade, combinação que mantém as taxas de instabilidade. Isso significa que, apesar do sol forte e das pouquíssimas nuvens no céu, não será surpresa se chover, especialmente a partir do fim da tarde. Mas serão precipitações típicas do verão: pancadas de chuva intensas, porém rápidas.
Mesmo o veranista que ficou até tarde na folia do carnaval quis aproveitar a manhã ensolarada desta segunda-feira. Às 9 horas da manhã, as areias das Praias Bravas de Caiobá e Matinhos estavam repletas de guarda-sóis. O tempo bom estimulou o turista para toda sorte de atividade na areia: banho de mar, tomar sol, jogar vôlei e futebol, pescar, correr. Ou simplesmente descansar.
Essa foi a opção da família do estudante de Maringá Roberto Rossato, 30 anos, que às 8 horas chegou a beira-mar na Praia Brava de Matinhos. "Este ano, trocamos as festas do carnaval pelo descanso. Passamos o dia assim, debaixo do guarda-sol, sem fazer muito mais que retocar o protetor solar", diz.
Para driblar o clima abafado, ele e os familiares têm retornado para a casa de veraneio nas horas mais quentes do dia. "Só conseguo dar um bom cochilo à tarde se tomar uma ducha fria antes para refrescar", fala Rossato.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas