Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

Tempo deixa veranistas confusos

Curitiba e Matinhos - A aposentada Marília Carnieri Santos, moradora de Curitiba e que passa férias no Balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná, anda confusa com o tempo no Litoral. Ela já vai para a praia sabendo que de uma hora para outra o tempo pode mudar. Como no último domingo, quando chuva e sol se alternaram no Litoral do Paraná. Mesmo assim, não arreda pé, já que gosta de ficar bronzeada. "Quando chove, fico na praia. Se acho que o tempo vai melhorar, espero mais um pouco. Mas têm vezes que fecha o tempo bem no horário que venho", lamenta

Essas oscilações, que são estranhas para Marília e tantos outros veranistas, são consideradas normais pelos meteorologistas e será rotina até o fim desta temporada nas praias, informa o Instituto Tecnológico Simepar. Essa condição – tempo quente com chuvas de verão ao longo do dia – deve se manter ao menos até sexta-feira.

"O tempo não está maluco como algumas pessoas dizem. O que está acontecendo nas praias é o normal do verão", explica o meteorologista Marcelo Brauer, do Simepar. O calor e a umidade são responsáveis pelas chuvas de verão, que são precipitações rápidas e que muitas vezes caem de forma isolada. Depois disso, o sol volta a brilhar e quanto mais altas forem as temperaturas, maior será a possibilidade de haver pancadas de chuva. "As chuvas de verão são irregulares. Se chove em Pontal do Paraná, não quer dizer que isso vai acontecer em Ma­­tinhos, por exemplo", completa Brauer.

Segundo o meteorologista, algumas pessoas acreditam que a chuva de verão ocorre somente no fim da tarde e de forma intensa, o que não é correto afirmar. Normal­mente, chove mais à tarde, mas variações no tempo podem ocorrer ao longo de todo o tempo.

Brauer destaca ainda que o Litoral do Paraná está sob a influência de uma massa de ar quente, o que favorece a formação de nuvens, e por consequência, de chuva.

Chuva

Nos primeiros 24 dias de janeiro choveu 120% a mais do que a média histórica do mês. Até domingo, o índice pluviométrico registrado pelo Simepar foi de 660 milímetros, sendo que o normal para esse mês são 300 milímetros. "Já havíamos previsto que o mês de janeiro iria ser chuvoso e é o que temos verificado no Litoral. Isso ocorre em todo o Paraná, com exceção das cidades da Região Sul", afirma Brauer.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.