Até este domingo (16), a areia de Caiobá, no Litoral do Paraná, recebe atletas amadores e profissionais na disputa do Torneio de Futevôlei. São 30 duplas disputando a competição, dividida entre as categorias livre, iniciante e juvenil.
No próximo final de semana, será organizada a segunda edição do torneio. Os interessados devem realizar a inscrição gratuitamente até a manhã do sábado (22), em qualquer posto da Secretaria Estadual de Esportes espalhados ao longo da orla
Identificado principalmente com o Rio de Janeiro, onde foi inventado, o esporte está se expandindo pelo Paraná. Segundo Mauro Henrique Ribas, árbitro da Federação Paranense de Futevôlei, o Paraná é o quarto estado do país em que a modalidade é mais difundida, atrás apenas de Rio, Espírito Santo e Pernambuco.
"A maioria dos atletas é do interior, e praticam durante o ano inteiro em suas cidades", aponta Ribas. "Em Curitiba, por exemplo, temos quadras em clubes e praças públicas, que reúnem os atletas", reforça o árbitro.
A prática exige grande habilidade dos praticantes, que por vezes precisam levantar os pés acima da rede de mais de 2 metros de altura. Apesar disso, Ribas garante que o esporte também pode ser praticado por atletas "de verão".
"Não é um esporte difícil de começar a jogar. Mas para atingir um alto nível, de competição, é necessário bastante treinamento. De três a quatro vezes por semana, em média", estima.
Quem está nas praias do Paraná e se interessa pelo futevôlei pode jogar utilizando uma das quadras instaladas ao longo do Litoral.
Confira onde se pode jogar futvôlei nas praias do Paraná:
Caiobá - Praia Mansa.
Matinhos Praia Brava, próximo à sede da UFPR Litoral.
Guaratuba entre a Praia Central e do Cristo.
Shangri-Lá Praia Central.
Ipanema Praia Central .
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink