• Carregando...
Taíbio Franzin (de camisa listrada, azul e preta), sua mulher Tânia (ao centro, com o pacote de presente dourado) e toda a família reunida para o Natal na praia | Walter Alves/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
Taíbio Franzin (de camisa listrada, azul e preta), sua mulher Tânia (ao centro, com o pacote de presente dourado) e toda a família reunida para o Natal na praia| Foto: Walter Alves/ Agência de Notícias Gazeta do Povo

Compras de última hora

Nem todos aproveitaram o só para descansar na praia sábado. Os supermercados ficaram lotados de pessoas a procura dos últimos ingredientes para a ceia de Natal ou para o almoço do dia 25 de dezembro. O advogado Guilherme Sandri chegou de Curitiba com boa parte dos produtos para a ceia. Mesmo assim teve que passar no supermercado. "Não tem como trazer tudo, a gente esquece algumas coisas", disse.

Ao contrário dele, o casal Hamilton Felix Junior e Elisabete Felix, também da capital, preferiu trazer tudo para o litoral, sem precisar depender dos produtos da região. "Aqui não temos muitas variedades e, em alguns casos, o preço é muito alto", disse Felix.

  • Na hora do almoço, muita comida e o brinde que não pode faltar

Lombo de porco recheado, costela assada, maionese, salada e paella. Esses e outros pratos foram servidos no almoço de Natal da família de Taíbio Franzin, conhecido como Tatá. Neste dia 25 de dezembro, ele reuniu 14 membros da família na casa em Matinhos, no litoral do Paraná, para comemorar o Natal.

A família Franzin representou boa parte dos veranistas, que desceram a Serra do Mar e trouxeram na bagagem também as tradições natalinas, para comemorar ao lado da família o dia de Natal.

O cardápio foi especialmente preparado por ele e pela esposa, Tânia Franzin, que é chef de cozinha. Os dois, que comandam o restaurante Garbbo, no bairro Juvevê, em Curitiba, e o Mirê Poá, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana, trouxeram as receitas e ingredientes para fazer um Natal especial. "Ser chefe de cozinha ajuda nessas horas", disse Tânia.

Mesmo no Litoral, um lugar de festa, eles não perdem a tradição do Natal. "Esse é um momento importante para poder reunir a família e os filhos que vivem longe", disse Franzin. Eles se reúnem nas festas de dezembro há 10 anos para reencontrar a família. "A cada ano escolhemos ou o Natal ou o Ano Novo para fazer um encontro", disse.

Após o almoço, a família fez a também tradicional troca de presentes. Além do almoço caprichado de Natal, a família Franzin também se reuniu no sábado (24) para fazer uma ceia na casa de amigos.

Outro grande grupo de pessoas que veio para o litoral entre familiares e amigos foi o da professora Marli Aparecida Ronchi. Ela veio para o litoral em cinco carros com mais 16 pessoas, todos de Cianorte e Diamante do Norte, para passar o primeiro Natal em família no litoral. Como a praia é um lugar de descontração e agito, "viemos nos divertir com a família. Sempre comemoramos a data no interior e dessa vez queremos algo diferentes", disse a professora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]