O trânsito era lento na BR-277, no sentido Paranaguá-Curitiba, nesta segunda-feira (28), por causa do transporte de uma carga especial do Porto de Paranaguá até a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. A carga chegou ao destino - km 29 - às 19h35. O congestionamento chegou a 10 quilômetros e o tráfego passou a fluir por volta das 19h45.
A carga seguiria, inicialmente, do km 0 ao 7 nessa segunda-feira. O percurso foi estendido até o km 29 por decisão da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O veículo se movimentava a 10 quilômetros por hora e ocupava as duas pistas do retorno para a capital. Por isso não havia como fazer ultrapassagens, segundo a concessionária Ecovia.
De acordo com a Ecovia, o veículo especial pesa 308 toneladas, tem 6 metros de largura e 6 metros de altura e transporta um reator da Petrobrás até Araucária.
A carga deverá seguir do km 29, em Morretes, até o km 65, em São José dos Pinhais, na terça-feira (1º). Se o tempo estiver bom, o transporte terá início às 5 horas.
A data da terceira etapa do percurso ainda foi definida. A carga sairá do km 65 e trafegará até o 70, no Contorno Leste.