Dois caminhões que somados alcançam uma extensão de quase 30 metros, com 280 caixas de som com potência de 180 mil watts, são apenas alguns dos muitos elementos que formam os trios elétricos Tremendão e Tremendão 2. Ambos serão os protagonistas da festa deste sábado (5), em Matinhos, que começa às 22 horas e faz o percurso vindo de Caiobá, pela Avenida Atlântica, levando a Matinbanda.
Metade da equipe técnica (cerca de 20 pessoas entre técnicos de som e luz) trabalha desde às 11 horas deste sábado (5) para começar a montagem de toda a estrutura elétrica e de som. Os caminhões, com cerca de 6 metros de altura, chamam a atenção das pessoas que passam pela Rua República do Paraguai, onde está estacionado. "O dia inteiro é gente querendo tirar fotografia e conhecer os caminhões", diz o proprietário Edson Minatoya, que trabalha há 25 anos na festa do Litoral.
Todos os técnicos param poucas horas antes da festa para se recomporem, mas logo voltam para a labuta. O técnico de som Ivan Carlos Terleski, por exemplo, ficará até o final da apresentação (por volta das 4 horas de domingo) responsável por toda a mixagem de som são cerca de seis horas de trabalho sem descanso. "Meu papel é mandar o som para as caixas e para o retorno de som do trio elétrico", explica.
A mesa, com 64 canais de som é coberta por uma estrutura de ferro, para proteger os equipamentos em caso de chuva. De acordo com Minatoya, as caixas de som e a fiação também são protegidas por um material que impermeabiliza chuvas de intensidade fraca.
A preparação total dos trios, porém, começou cerca de um mês e meio antes do carnaval, "Já iniciamos o planejamento, escolhemos os músicos e vemos tudo o que é necessário para os trios" conta Minatoya, que começou no carnaval de Matinhos "com um caminhãozinho que vinha do Iate Clube até a pracinha de Caiobá".
Além dos técnicos, os trios terão também 16 auxiliares, além de 12 músicos, 10 dançarinos e 20 seguranças particulares fazendo a segurança em volta dos caminhões, que serão separados dos foliões por um cordão de isolamento.
Um camarim com televisão de 40 polegadas, frigobar, ar-condicionado e banheiro também faz parte da estrutura, que tem capacidade total para cerca de 50 pessoas, de acordo com o proprietário. Todos esses elementos, somados ao trabalho de técnicos e músicos, faz do trio algo caro, que poder valer até R$ 1 milhão.
Somente neste sábado(5), primeira noite de carnaval, a Matinbanda deve levar cerca de 200 mil pessoas para a Avenida Atlântica, de acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Matinhos.
Deixe sua opinião