O segundo teste de balneabilidade da temporada de Verão 2013/2014 no litoral paranaense, anunciado na sexta (27), apontou três pontos impróprios para banho, num total de 42 pontos analisados nas praias.
>>Confira o mapa de balneabilidade do litoral
Os novos locais não próprios são: Pontinha, na baia de Encantadas, na Ilha do Mel; o balneário Flamingos, em Matinhos; e em Caieiras, Guaratuba, no ponto da Rua Frederico Nascimento.
Segundo Ivonete Chaves, Diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição do IAP, o número de pontos impróprios deve aumentar com a chegada de mais veranistas ao litoral, com pontos críticos no Ano Novo e Carnaval. "Um dos maiores problemas é o esgoto clandestino. As pessoas devem verificar se a residência está ligada corretamente ao sistema de esgoto, principalmente as construções mais antigas ainda não foram ligadas à rede", explica.
Sinalização
Os locais próprios para banho são sinalizados com uma bandeira azul, enquanto os impróprios para banho são sinalizados com uma bandeira vermelha. A recomendação é que banhistas evitem essas áreas em 100 metros para cada lado da indicação.
Segundo Ivonete, as águas contaminadas podem causar problemas na pele dos banhistas, além de problemas gástricos em caso de ingestão.
Testes
As amostras de água para os testes serão retiradas nos domingos e segundas-feiras e os boletins são divulgados às sextas-feiras. A qualidade da água pode ser consultada em 10 totens eletrônicos instalados pela orla. O IAP testa este ano um novo aparelho para realização da análise da água, que é capaz de dar um resultado mais rápido. Os resultados obtidos serão comparados com do aparelho anterior.
Este ano, o IAP fez mudanças nos pontos de teste, retirando quatro locais e acrescentando outros dois - o Balneário Costa Azul, em Matinhos, e o Balneário Atami Sul, em Pontal do Paraná. "Analisamos os locais com um número maior de banhistas e maior probabilidade de contaminação", explica Ivonete.
Além dos pontos analisados em praias, o IAP testa cinco pontos de rio na região de Morretes e Antonina. Na segunda análise, o Ponto da Pita apresentou-se impróprio para banho.