O primeiro boletim de balneabilidade de 2015, divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nessa quinta-feira (8), apontou dois novos pontos em condições inadequadas para banho. Dos 47 pontos analisados pelo IAP, foram considerados impróprios os seguintes locais: a Ponta da Pita e o Rio Nunes, em Antonina, e o Rio Nhundiaquara (Largo Lamenha Lins), em Morretes.
Esse é o sexto boletim de balneabilidade da temporada publicado pelo IAP. Até então, apenas a Ponta da Pita havia apresentado níveis de poluição acima do considerado aceitável para o banho. Ao todo, 90 quilômetros de faixa de areia são monitorados, além dos pontos na Ilha do Mel.
De acordo com o coordenador da Operação Verão do IAP, Doraci Ramos, a alteração na condição da água está relacionada ao aumento da população que passou pelo Litoral paranaense durante o Réveillon. "A alteração já era esperada, pois é típica para essa época do ano devido ao número crescente de pessoas nas praias", disse.
BALNEABILIDADE: confira a lista completa da qualidade da água nos balneários do Litoral do Paraná.
QualidadeO monitoramento da qualidade da água no Paraná avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, que permite a verificação da contaminação por esgoto sanitário clandestino. A recomendação é que os veranistas acompanhem as condições das águas através dos boletins ou das bandeiras instaladas ao longo da orla. A bandeira vermelha indica que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direita da sinalização. A azul indica que a água possui bons índices e pode ser aproveitada por banhistas.
Outra recomendação do IAP é que quem aluga imóveis para passar a temporada verifique se o imóvel está devidamente ligado à rede de esgoto do município ou se a fossa séptica está corretamente limpa.