Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
litoral

Três pontos impróprios para banho

O primeiro boletim de balneabilidade de 2015, divulgado ontem pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), apontou dois novos pontos em condições inadequadas para banho. Agora, dos 47 pontos analisados pelo IAP, foram considerados impróprios os seguintes locais: a Ponta da Pita e o Rio Nunes, em Antonina, e o Rio Nhundiaquara, em Morretes.

Esse é o sexto boletim de balneabilidade da temporada publicado pelo IAP. Até então, só a Ponta da Pita havia apresentado níveis de poluição acima do considerado aceitável para o banho. Ao todo, 90 km de faixa de areia são monitorados, além de pontos na Ilha do Mel.

De acordo com o coordenador da Operação Verão do IAP, Doraci Ramos, a alteração na condição da água está relacionada ao aumento da população que passou pelo Litoral paranaense durante o Réveillon. "A alteração já era esperada, pois é típica para essa época do ano devido ao número crescente de pessoas nas praias", disse.

O monitoramento da qualidade da água no Paraná avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, que permite a verificação da contaminação por esgoto sanitário clandestino.

A recomendação é que os veranistas acompanhem as condições das águas através dos boletins ou das bandeiras instaladas ao longo da orla. A bandeira vermelha indica que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direita da sinalização. A azul indica que a água possui bons índices e pode ser aproveitada por banhistas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.