Policiamento
Batalhão de Polícia Ambiental Brasília: 41 3426-8004
Batalhão de Polícia Ambiental Encantadas: 41 3420-9400
Dicas para a preservação da Ilha do Mel
- Animais domésticos dos turistas não podem entrar na ilha. Já as pessoas que moram no local podem ter animais, mas para isso é preciso ter autorização do IAP;
- Não deixe lixo espalhado pela ilha. Recolha restos de comida, latas, canudos, entre outros materiais;
- Tenha cuidado com o cigarro. As bitucas podem causar incêndios;
- Não retire plantas e animais da ilha;
- Caminhe apenas nas trilhas;
Fonte: IAP
Se antes de ir para qualquer praia o veranista precisa estar atento às dicas tradicionais como protetor solar, óculos escuros e roupas apropriadas, quando o destino é a Ilha do Mel outro aspecto deve ser levado em consideração. Como a lotação máxima do local é para 5 mil pessoas, é necessário o turista se programar quando quiser curtir as belezas da ilha.
A capacidade foi estipulada pelo Plano de Manejo da ilha para garantir a sustentabilidade do local. "Essa quantidade de pessoas é para conservar a ilha e seu uso racional, como ter uma boa coleta de lixo e distribuição de água", afirma o secretário estadual de Meio Ambiente, Jorge Callado.
A recomendação dele é que antes do passeio o turista procure confirmar a lotação da ilha, por ligações aos terminais de embarque e em placas indicativas espalhadas na BR-277. Callado reitera que quando a capacidade é atingida não há a possibilidade de embarcar.
Outra forma de ser verificar a lotação da Ilha do Mel é pelo site, www.ilhadomel.pr.gov.br. No endereço o veranista poderá confirmar informações úteis para o passeio e um contador em tempo real da lotação da Ilha. Este sistema deverá ficar pronto em janeiro.
Ações preventivas
Para cuidar da segurança da Ilha do Mel o Batalhão de Polícia Ambiental está instalado em dois postos, um em Nova Brasília e outro em Encantadas. Segundo o tenente porta-voz do Batalhão, Ivan Fonseca Filho, serão realizadas operações preventivas. "Vamos procurar reprimir a entrada de entorpecentes e também de armas no local", explica.
Outra ação de responsabilidade do Batalhão diz respeito exatamente à lotação da Ilha do Mel. Em parceria com a Marinha serão realizados patrulhamentos nas proximidades para evitar a chegada de embarcações clandestinas no local, com pessoas que não serão incluídas na contagem da capacidade.
Como chegar
Somente uma empresa está autorizada a fazer o transporte. As demais formas de se chegar até lá são clandestinas. Os barcos para a Ilha do Mel saem de Pontal do Paraná a cada meia hora, das 8h às 19h, ao preço de R$ 23 por pessoa. Outro local de saída é de Paranaguá, a R$ 28 por pessoa e em sete horários ao longo do dia: 8h30, 9h30, 11h, 13h, 15h, 16h30 e 18h.
Terminal de embarque de Pontal do Paraná: (41) 3455-2616 (41) 3455-1144
Terminal de embarque de Paranaguá: (41) 3425-6325
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad