Os veranistas aproveitaram a tarde de sol nesta terça-feira para praticamente se despedir da temporada de verão. Mesmo depois de noites seguidas de agitação e festas do carnaval, os turistas lotaram as praias e não perderam a oportunidade de tomar aquele que, para alguns, deve ser o último banho de sol na praia, já que boa parte dos veranistas retorna hoje do Litoral.
A estudante Jacqueline Nochi, 21 anos, veio de Maringá no sábado com um grupo de oito amigas para curtir todas as noites de folia e aproveitar o calor em Guaratuba. "Ainda bem que o tempo ajudou e o sol apareceu, porque logo temos de voltar, então seria chato demais não ir para a praia no último dia", diz Jacqueline.
O grupo de garotas, depois de festejar a passagem da Banda de Guaratuba até de madrugada, adotou métodos para curar a ressaca e o cansaço e assim curtir o sol durante a tarde. "Dormimos bastante, até meio-dia, tomamos café e almoçamos para recuperar as energias. Mas também tiramos um cochilo à tarde", diz a estudante.
Festa e irreverência
Antes da tarde de sol, a noite do Litoral havia sido de agito nas festas de carnaval. A tradicional Banda de Guaratuba fez a alegria de cerca de 80 mil foliões ao som de muita música. Ali, o objetivo principal era se divertir e as meninas do bloco Mancha Rosa desenvolveram um método criativo: batizar quem estivesse vestido de cor de rosa. "Quando a gente encontra alguém de rosa, é feito o batismo. Fazemos uma roda e a nossa coreografia, com a pessoa no centro", detalhou Camila Guidolin.
Em Antonina, a festa foi cheia de um certo glamour desengonçado. A maioria do público na Avenida do Samba era de "mulheres" apenas de ocasião. A voz grossa denunciava o disfarce e a vontade dos homens de se produzirem como verdadeiras musas para concorrer no Desfile das Escandalosas, tradicional festa na cidade em que homens se vestem de mulheres. Segundo a Polícia Militar, 40 mil pessoas prestigiaram o concurso e riram com a delicadeza das divas.
No total, 69 candidatos se inscreveram no concurso na categoria "Escandalosas", de homem que se veste de mulher, e nove na categoria "Formosas", de drag queens. Em cada uma, os três primeiros lugares ganharam prêmios de R$ 50 a R$ 300.
Entre as escandalosas, o prêmio ficou para o grupo As frenéticas. Os seis homens se vestiram de rosa e capricharam na maquiagem. E o dinheiro do prêmio tem destino certo. "Vamos pagar a costureira que fez as roupas", afirma Romildo Russi, empresário de 45 anos.
Ontem de noite, o desfile dos bonecos gigantes de Antonina foi prejudicado pela chuva. Ao invés de sete bonecos, apens um foi para a avenida.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião