O verão, que começa na tarde desta segunda-feira (21), chega ao Paraná com características típicas da estação: sol e temperaturas em elevação em todo o estado. A passagem de uma frente fria pela região Sul, entretanto, deve deixar a véspera e o feriado de Natal chuvosos, segundo previsão do Instituto Tecnológico Simepar.
O meteorologista Marcelo Brauer explica que a massa de ar que atua sobre o Paraná é quente e de baixa umidade, o que impede a formação de nuvens de chuva na maior parte do estado. "Com a entrada da frente fria, que agora está no Rio Grande do Sul, algumas pancadas de chuva já podem ocorrer nesta segunda-feira no Oeste e Sudoeste, mas de forma pontual e isolada", diz o meteorologista. "Ao longo da semana, essas áreas de instabilidade avançam para as demais regiões, e a previsão é que no Natal haja chuvas em todas as regiões do estado".
Independentemente das chuvas, as temperaturas devem agradar quem gosta de calor. Em todas as regiões do estado, os índices devem ficar próximos ou ultrapassar a casa dos 30°C em todos os dias desta semana. No litoral, o tempo será favorável aos veranistas que pretendem pegar uma praia. A semana em Paranaguá começa com mínima de 22°C e máxima de 28°C, e entre terça (22) e sexta-feira (25), os índices chegam à casa dos 32°C.
Em Curitiba, a temperatura nesta segunda-feira deve chegar aos 28°C. Ao longo dos próximos dias, os termômetros avançam para os 30°C, conforme previsão do Simepar. No Noroeste e no Oeste do estado, os índices serão ainda mais altos: Foz do Iguaçu tem previsão de 36°C e Maringá de 35°C até a sexta-feira.
Confira a previsão do tempo completa para todas as regiões do Paraná.
Verão chuvoso
A nova estação começa oficialmente às 15h47 desta segunda-feira. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, o fenômeno El Niño, que provocou muita chuva no estado durante a primavera, vai continuar exercendo influência no clima ao longo dos próximos meses.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode