Os termômetros registraram as temperaturas mais altas do verão nesta terça-feira (29) no Litoral. O dia mais quente até agora foi em Antonina, com 35ºC, e Morretes, com 34,2°C. Em Guaratuba, Ilha do Mel e Paranaguá, a máxima chegou a 31,3ºC, 31,6ºC e 31ºC, respectivamente, conforme informações do Instituto Tecnológico Simepar. A quarta-feira (30) deve ser ainda mais quente: a previsão é que a máxima em Guaratuba chegue a 33°C.
"A temperatura registrada não se caracteriza como um recorde, pois já houve temperaturas maiores, como em novembro de 2009, quando Antonina registrou 40,ºC, ou ainda em setembro de 2006, com 40,7ºC, mas a sensação de calor é grande por conta da umidade e da falta de ventos", explica o meteorologista do Simepar Cezar Gonçalves Duquia.
Com o calor as praias ficaram cheias. Em Matinhos, quem saiu feliz foram os vendedores ambulantes Célia e Luis Carlos Chaves, que não paravam de vender cerveja, água de coco e sorvete. "Às vezes dá pra tirar até é R$ 200 em um dia", conta Célia. O lucro, porém, não vem senão com muito esforço. "É das 8h da manhã às 8h da noite, com muito sol nas costas e muitos quilômetros de andança".
Em Guaratuba, muita gente aproveitou o sol um pouco mais fraco do fim de tarde e a brisa marinha para se divertir na praia ou andar de bicicleta. Durante o dia, a temperatura chegou a 31ºC.
O empresário Cristiano Perri, 31, e o amigo, o representante comercial Henrique Ramondini, 29, decidiram jogar frescobol na Praia Central para descontrair e queimar algumas gordurinhas. Os londrinenses, que chegaram ao município na última semana, vão passar o ano-novo no Litoral. Como sempre jogam tênis em Londrina, não dispensaram fazer esporte na praia. "Jogamos frescobol e vôlei para perder algumas calorias. Assim, podemos descontar e comer bastante depois", diz Perri.
Virada no tempo
Uma frente fria, vinda da Argentina, deve refrescar as temperaturas no Litoral. Na quinta-feira (31), a máxima chega a 25°C em Guaratuba. "Durante a manhã e a tarde, a possibilidade é de chuvas persistentes. Para a virada, pode haver uma chuva leve", explica o metereologista do Simepar Marcelo Brauer.
No entanto, essa mudança no clima, com temperaturas mais baixas e céu encoberto, não deve persistir. No dia 1° de janeiro, a previsão é que os termômetros voltem a marcar 29°C.