Principais irregularidades encontradas em Guaratuba foram fiscalizadas pela Vigilância Sanitária e pelo IAP, tais como falta de higiene e utilização de palmito clandestino| Foto: Everson Bressan / Agência Estadual de Notícias

Vinte e quatro estabelecimentos de Guaratuba, no Litoral do Paraná, foram autuados em uma operação da Ação de Fiscalização Urbana (Aifu) que ocorreu na madrugada de quinta para sexta-feira (15). Apesar disso, nenhum comércio foi fechado ou multado, pois as autuações foram apenas administrativas. Os proprietários foram orientados a tomar as providências exigidas pela Aifu, que reúne as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e prefeitura.

CARREGANDO :)

As principais irregularidades encontradas em Guaratuba foram fiscalizadas pela Vigilância Sanitária e pelo IAP, tais como falta de higiene e utilização de palmito clandestino, de acordo com a assessoria de imprensa da Operação Verão. O produto é irregular quando não há o CNPJ da empresa no rótulo, data de validade e nem certificação do Ministério da Agricultura.

Além disso, a maioria dos estabelecimentos visitados não tinha a luz de emergência, que é um dos itens de segurança exigidos pelo Corpo de Bombeiros.

Publicidade

Com relação à Lei antifumo, foi feita apenas uma recomendação a um cliente de um estabelecimento que estava fumando em local fechado. Ele foi orientado a passar para a calçada em frente ao comércio.

E o Conselheiro Tutelar orientou uma mãe que estava com uma criança em local que vende bebida alcoólica à noite. Uma portaria de Justiça de Matinhos – válida para todo Litoral – determina que menores de 12 anos não podem permanecer em estabelecimentos em que ocorra venda de bebida alcoólica ou jogos após as 20 horas, mesmo que estejam acompanhados dos pais ou responsáveis.