Cerca de um milhão de pessoas lotou as areias das praias paranaenses para acompanhar a virada de ano. Os dados são da Polícia Militar do Paraná, com base no movimento das rodovias que levam ao Litoral. Além de assistir à queima de fogos que em Caiobá (Matinhos) durou quase 15 minutos a multidão aproveitou para colocar em prática rituais de boas-vindas ao novo ano.
Esse foi o caso de Marcos Twardowski, segurança, e Vanessa Twardowski, auxiliar administrativa. Para trazer boas energias a 2009, o casal de Castro colocou em prática um ritual nada comum: abraçar uma árvore."Apesar de parecer estranho, quando abraçamos a árvore sentimos a energia da natureza. Isso nos fortalece e o ano todo passamos bem", conta o segurança, que há sete anos segue a mesma tradição. O casal passou a virada em Caiobá (balneário de Matinhos).
Já a empresária Priscila Hernaski preferiu uma celebração mais comum. À meia-noite, foi para a água pular as sete ondas."Sempre venho ao mesmo local em todas as viradas. Pulo as ondas como forma de esperar que o mar traga as coisas boas para o próximo ano e que as ondas levem as coisas negativas", conta.
Réveillon tranquilo
Apesar do grande número de visitantes, a virada de ano foi classificada como "tranquila" pela PM. Segundo a corporação, foram registradas poucas ocorrências sérias. "Tivemos apenas o caso de um homicídio na Ilha do Mel e de um afogamento em Pontal do Paraná. Foi um balanço positivo quando levamos em conta a grande quantidade de pessoas que estiveram presentes na festa", diz o Major Adonis Nobor Furushi.