Ponta Grossa - O vereador Vanderlei Roberto Silva (PSDB), de 37 anos, está desde a manhã de ontem numa cela comum da delegacia de Palmas, no Sul do estado. Ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça depois de ser denunciado pelo Ministério Público por estupro. Silva teria abusado de uma garota de 14 anos em outubro do ano passado. Com medo de represálias, a menina só denunciou a violência em março deste ano, quando começaram as investigações. Uma mulher também está presa acusada de ser co-autora do crime.

CARREGANDO :)

A dona de casa Iotânia Ferraz de Campos teria convencido a menina a entrar no carro do vereador para fazer uma entrevista de emprego num motel de Palmas. A vítima teria sido obrigada a se esconder quando passou pela portaria. Enquanto Iotânia teria permanecido no veículo, a garota teria sido levada ao quarto e violentada. O exame de conjunção carnal, feito no Instituto Médico-Legal (IML) apenas em abril, constatou que a garota não é mais virgem.

Segundo a promotora do caso, Danielle Garcez da Silva, Iotânia teria ignorado os pedidos de socorro da vítima, enquanto estava com o som do carro em volume alto. O estupro tem pena de seis a dez anos de prisão e é considerado crime hediondo.

Publicidade

O vereador é casado, pai de uma adolescente, trabalha numa empresa de construção civil e não tem antecedentes criminais. Ele está em seu segundo mandato. Silva foi preso ontem pela manhã em sua casa pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público.

O seu advogado, Joair Ribas de Melo, diz que o cliente nega as acusações. Ele conhecia Iotânia e os pais da vítima porque eles trabalharam em sua campanha no ano passado. Para o advogado de Iotânia, Antônio Rampazzo, que também nega o envolvimento da cliente no caso, a acusação pode ter motivações políticas. Os advogados pedirão a revogação das prisões.

Segundo informações do Conselho Tutelar, a adolescente é de família humilde, frequenta a igreja com os pais e estuda. A promotora acrescenta que desde a denúncia a garota está recebendo tratamento psicológico porque ficou muito abalada.