Uma proposta, ainda esboçada em linhas gerais, promete acabar com a realização de festas e encontros no Centro Cívico de Curitiba e criar um espaço específico para receber estes eventos. Nesta semana, o vereador de Curitiba, Jair Cézar apresentou ao prefeito Beto Richa uma proposta de criação do que chamou de "Avenida de Eventos". O espaço contaria com infraestrutura, como arquibancada, cobertura, sanitários e outras instalações, e seria voltado à realização de acontecimentos como Carnaval, desfiles de Sete de Setembro e encontros religiosos, além de festas e feiras. "Seria um espaço formidável que Curitiba ainda não tem", disse o vereador.
O local sugerido para a construção da "Avenida de Eventos" é um terreno de 150 x 70 metros, paralelo à Rua Dario Lopes dos Santos, entre a Rua Conselheiro Laurindo e o Viaduto Capanema. O espaço pertence à União e o vereador pretende contar com o apoio do ministro Paulo Bernardo para conseguir a área.
Apesar de ter definido o ponto onde o projeto seria implantado, Jair César não tem mais detalhes sobre a iniciativa, inclusive sobre quem executaria o projeto. "Minha ideia é que, uma vez que tenhamos a liberação do terreno, existam parcerias. Podemos abrir um concurso para apresentação de projetos", cogitou o vereador.
"Conglomerado de incômodos"
Um dos objetivos da proposta é por um fim ao o que o vereador Jair Cézar classifica de "conglomerado de incômodos", ou seja, aos eventos que hoje são realizados em logradouros públicos do Centro Cívico. Normalmente, o bairro costuma receber feiras em geral, encontros temáticos e eventos religiosos, além de ser a sede dos desfiles de carnaval e do 7 de Setembro.
O vereador afirma que a poluição sonora e os transtornos causados nos dias de eventos incomodam os moradores da região. "Hora de orar para um é hora de trabalho ou de descanso para outro. Temos que nos adequar para que ninguém seja prejudicado", opinou.
E você, o que acha da proposta do vereador? Deixe seu comentário.