Empossada no domingo (1), a vereadora Fabiane Rosa (PSDC) apresentou já em seu primeiro dia de trabalho um projeto de lei que tem o objetivo de proibir a queima de fogos de artifício no município de Curitiba. Pela proposta da vereadora ficariam banidos quaisquer tipos fogos e artefatos pirotécnicos. Segundo a justificativa do projeto, a medida é para evitar danos e perturbações aos animais, especialmente cães, gatos e aves.
Fabiane Rosa argumenta que os fogos de artifício podem levar os animais a quadros de ansiedade, tremores, taquicardia, latido e choro excessivo e até mesmo à morte em casos extremos.
Associação critica projeto que quer proibir fogos de artifício em Curitiba: “é eleitoreiro”
A proposta de por um fim à queima de fogos, para evitar danos e perturbações aos animais, foi apresentada pela vereadora Fabiane Rosa
Leia a matéria completa“As situações de alegria para os seres humanos se transformam em situações de sofrimento para muitos animais. É importante refletir sobre como uma conduta social considerada normal, aceitável pode ultrapassar os limites de bem-estar de outros seres que compartilham o ambiente com os seres humanos”, diz a justificativa da proposta.
A vereadora diz que já está conversando com outros parlamentares para convencê-los da importância de aprovar a medida e que prevê a realização de uma audiência pública sobre o tema já para o mês de fevereiro, quando a Câmara retoma o trabalho legislativo.
A parlamentar foi eleita com uma plataforma de defesa do direito dos animais e na primeira sessão do ano na Câmara Municipal foi assinar o termo de posse no cargo acompanhada de um cachorro.
Além do bem-estar dos animais, o texto defende que o banimento de fogos de artifício também beneficia os humanos. Ela cita a quantidade de queimaduras causadas pelos artefatos e o incômodo que eles geram a crianças e idosos.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião