Vereadores de Toledo, no Oeste do Paraná, estão iniciando uma CPI para investigar irregularidades na cobrança de IPTU. Como mostra uma reportagem do ParanáTV, o pedido foi entregue ao presidente da Câmara Municipal.
De acordo com os vereadores, o funcionário de confiança do prefeito José Carlos Schiavinato, Valter Donassolo, teria alterado cadastros beneficiando alguns empresários com isenção de taxas e redução do valor do IPTU. "Ele fazia intervenções no sentido de reduzir o valor venal de alguns imóveis", comenta o vereador Paulo dos Santos (PT).
As irregularidades foram apontadas por uma sindicância feita por funcionários da prefeitura. O relatório final pedia uma investigação mais detalhada, além de um cálculo dos valores que deixaram de ser pagos. Porém, as denúncias foram arquivadas pelo prefeito. "A sindicância foi executada e o departamento jurídico ouviu o funcionário e deu um despacho dizendo que estava tudo dentro da normalidade como sempre aconteceu dentro da prefeitura", afirma Schiavinato.
A reportagem tentou ouvir Donassolo, mas ele não foi encontrado para dar a sua versão no caso.