Os vereadores do Paraná decidiram unir-se aos prefeitos no protesto marcado para o próximo dia 31 (segunda-feira da próxima semana) e também vão fechar as câmaras municipais juntamente com as prefeituras. A informação é da Gazeta do Povo. O protesto é em função da diminuição dos recursos provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), nos últimos meses. De acordo com os prefeitos, a queda de 37,93% dos repasses está inviabilizando as administrações.
O presidente da União dos Vereadores do Paraná (Uvepar), Bento Batista da Silva, anunciou que a entidade e as 18 associações microrregionais de representação dos vereadores e câmaras municipais, apoiaram a medida dos prefeitos paranaenses.
Os prefeitos alegam que o FPM é a principal fonte de receita de 70% das prefeituras do Paraná. Dos 399 municípios do estado, 314 (79%), têm menos de 20 mil habitantes e são os mais prejudicados pela redução dos repasses federais. Por este motivo, os prefeitos querem ampliar as receitas dos municípios, que recebem apenas 14% do total de impostos arrecadados pela União.
O presidente da Uvepar adiantou que o fechamento das Câmaras no dia 31 ficará a critério de cada uma das afiliadas, uma vez que os dias de sessões legislativas não coincidem, com a mesma data, marcada pela AMP para o fechamento das prefeituras.
Leia a reportagem completa na Gazeta do Povo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião