"Sabemos que a corrupção é uma situação de causa e efeito. A causa é o gigantismo do estado, que abre caminho para ela ocorra. Infelizmente não podemos atuar nesse aspecto a curto prazo, mas podemos diminuir os efeitos, com mecanismos de controle mais eficientes."
Alfredo Kaeffer (PSDB), deputado federal, que foi o único do Paraná que compareceu à audiência do Conselho de Ética da Câmara Federal, realizada na quarta-feira, para discutir o pacote anticorrupção apresentado pelo Ministério Público do Paraná.
Vergonha O deputado federal Marcelo Almeida (PMDB), disse ontem na tribuna da Câmara dos Deputados que as denúncias contra os senadores Renan Calheiros e Joaquim Roriz envergonham o Congresso Nacional. Roriz foi o principal alvo das críticas de Marcelo Almeida. "Ele debochou da nação ao dizer que vai se ajoelhar e rezar por seus acusadores", disse. Para Almeida, o PMDB está com sua imagem arranhada em razão do posicionamento do partido e de seus integrantes em relação a esses dois escândalos.
Homofobia O deputado federal Hidekazu Takayama (PMDB-PR) está comemorando a atuação da bancada evangélica do Congresso, que conseguiu barrar no Senado o trâmite do Projeto de Lei 5.003/01, da ex-deputada Iara Bernardi (PT-SP), que criminaliza a homofobia. "Esta Casa tem a responsabilidade histórica de não permitir que uma lei como essa tolha dos cristãos o direito à livre expressão", afirmou Takayama. A proposta, que considera crime o preconceito de gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero, foi aprovado pela Câmara e tramita no Senado.
Disputa A ex-candidata ao Senado pelo PT Gleisi Hoffmann já não está sozinha na disputa interna pela candidatura à prefeitura de Curitiba. Setores do PT de Curitiba começaram a discutir esta semana a possibilidade de apresentação da pré-candidatura do deputado estadual Tadeu Veneri. O grupo, formados por representantes dos movimentos social e sindical e de correntes petistas, quer indicar o nome para se contrapor internamente à candidatura do campo majoritário do partido, de Gleisi.
Prévias No próximo dia 5, a executiva municipal do PT fará uma reunião para definir o calendário da realização das prévias e os métodos de formulação do plano de governo.
Social Começa no dia 5, no Centro de Convenções de Curitiba, o Fórum Social do Mercosul (FSM) que vai discutir temas como soberania dos povos latinos, aquecimento global, privatizações, identidade cultural, transgênicos, economia solidária, agricultura familiar, democratização da mídia, agroenergia, água, meio ambiente. O encontro reunirá intelectuais, autoridades, representantes das centrais sindicais, dos movimentos sociais e políticos da América Latina.
Comissão O secretário estadual de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, o presidente da Cohapar, Rafael Greca, o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, e a ex-deputada Clair Martins estão sendo convidados para formar a comissão organizadora do Congresso Municipal do PMDB, marcado para 28 de julho e que vai debater a renovação no partido e as eleições do ano que vem.
Improbidade A Promotoria de Justiça da Comarca de Assis Chateaubriand entrou na quinta-feira com uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra a prefeita do município, Dalila José de Melo. Segundo apurou o Ministério Público, a prefeita teria autorizado o plantio de grama em praça de uma localidade rural da cidade e só depois de executado o serviço teria aberto licitação.
Nomes Além de Dalila, são citados os secretários municipais de Administração, Fazenda e Controle Fiscal, Jorge Eduardo Kyogiro Watanabe, e do Planejamento e Obras Públicas, Carlos Erasto Alves; a diretora de compras da Secretaria Municipal de Administração, Irene Petrin Ferreira; e o comerciante Marlos Antônio Jorge. O MP-PR pede, liminarmente, o afastamento da prefeita e dos secretários.
Pinga-fogo
Gleisi Hoffmann, juntamente com o filho João Augusto, embarca hoje pela manhã para Brasília para participar da festa caipira promovida pelo presidente Lula e Dona Marisa na Granja do Torto. O marido, ministro Paulo Bernardo, já está na capital federal. *** O deputado estadual Luiz Nishimori está numa situação tranqüila depois que pediu afastamento do PSDB. Como não está no partido, o processo de expulsão foi interrompido. Na reunião da Executiva Estadual, no dia 9, o assunto não estará mais na pauta de discussões. O prefeito da Lapa, Miguel Batista (PTB), entregou à ministra do Turismo, Marta Suplicy, que passou pelo Paraná, o projeto do portal da Lapa. Com economia baseada na agroindústria, o município pretende profissionalizar o turismo no município. A idéia é buscar a experiência de cidades históricas como Tiradentes (MG) e Parati (RJ).