O vertedouro do lago do Parque da Aclimação, na Zona Sul de São Paulo, se rompeu no início da noite desta segunda-feira (23) e drenou toda a água do local, de acordo com a chefia de gabinete da Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente. O local onde houve o rompimento serve para escoar o excesso de água acumulada. Nesta segunda, um temporal atingiu São Paulo e a chuva foi intensa na Zona Sul e Zona Leste.

CARREGANDO :)

De acordo com a secretaria, o problema teria ocorrido no fundo do vertedouro. Toda água e peixes do lago, que tem 34 mil metros quadrados de superfície, foram drenados para o córrego Pedra Azul. As causas do incidente ainda serão investigadas.

O CD (classe distinta) da GCM Péricles de Oliveira Leal, que estava por volta das 21h no local, contou que até mesmo marrecos que habitavam o lago foram levados pela enxurrada. "Uma equipe nossa está tentando salvar os patos, que ficaram presos na lama do fundo lago. A água toda desceu pelo esgoto", disse.

Publicidade

A secretaria informou que não tem relatos de que a água tenha provocado danos em imóveis vizinhos. Por volta das 21h30, segundo o guarda-civil, seis equipes da GCM e uma do Corpo de Bombeiros estavam no local. A sala de imprensa dos bombeiros não tinha relato de incidentes relacionados ao rompimento do lago.

Obras no parque

A chefia de gabinete da Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente confirmou que o parque passa por obras, mas nenhuma delas tem relação direta com o lago. Duas melhorias recentes foram realizadas no lago, uma delas inaugurada faz cerca de um mês.

A primeira foi a modernização do sistema de tratamento da água do Córrego Pedra Azul, que abastece o lago. A mais recente foi a criação de um sistema de recirculação da água, para melhorar as condições para os animais e ajudar na limpeza do espaço.