Já existe razoável consenso, dentro do governo, sobre as medidas de caráter fiscal que integrarão o pacote a ser anunciado por Lula. "Falta só combinar com os russos", brinca um técnico da área econômica envolvido no processo. Os "russos", no caso, estão no Congresso, que certamente torcerá o nariz para pelo menos uma das propostas: regulamentar a PEC 29 de modo a desvincular o crescimento dos gastos com saúde da variação nominal do PIB e formalizar a possibilidade de contabilizar gastos com saneamento dentro da rubrica da saúde. Outro que não gostará nem um pouco é o governador eleito de São Paulo, José Serra, opositor histórico dessas duas propostas.

CARREGANDO :)

***

Jurisprudência 1 – O PT usará a decisão do TRE de Minas Gerais que considerou legítimas doações da Caemi, subsidiária da Vale, a três deputados do estado na argumentação pela aprovação das contas da campanha de Lula. Jurisprudência 2 – O TRE mineiro entendeu que a Caemi tem "personalidade jurídica própria" e portanto não é detentora de concessão pública, como a Vale. Para o PT, isso cria precedente pró-Lula. Companheiro – Saiu ontem indenização para Jacó Bittar. Um dos fundadores do PT, receberá R$ 7.000 mensais por perseguição sofrida no regime militar. Os filhos de Bittar são sócios de Fábio, filho de Lula, na Gamecorp. Tudo... – Para dar uma mão ao governo, Renan Calheiros (PMDB-AL) começou a espalhar que, se o Congresso não aprovar o Orçamento até o final deste mês, cancelará todas as emendas, que seriam substituídas por outras quando começar o ano legislativo. ...menos isso – A eventual concretização da ameaça do presidente do Senado deixaria sem emendas os parlamentares que não conseguiram renovar o mandato. Arquivo – A CPI dos Sanguessugas deve receber nesta semana 30 CDs com imagens do sistema de vídeo do hotel em que foi apreendido o dinheiro do dossiê. O material ficará intacto se a comissão acabar amanhã. "Por isso é importante prorrogá-la", diz Raul Jungmann (MD-PE), voz solitária nessa matéria.Degola – O presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar, promete mostrar "provas concretas" contra 15 sanguessugas no encontro com o procurador-geral da República, Antonio Fernando.

Publicidade

Aqui entre nós – O enterro da CPI das ONGs foi decidido ontem em rápida conversa do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), com Heráclito Fortes (PFL-PI) e Arthur Virgílio (PSDB-AM) num canto do plenário vazio da Casa.

De casa – Apostando no apoio da oposição para se reeleger, Aldo Rebelo (PC do B-SP) era esperado ontem à noite em evento da Fundação Mário Covas, em São Paulo. É a segunda visita ao ninho tucano em um mês. Chapa quente – Uma parte dos apoiadores de Aldo defende que o presidente da Câmara assuma sua candidatura somente na semana que vem. "Vamos deixar que o PT frite o Arlindo um pouco mais", graceja um aliado. Panelinha – Renilson Rehen será secretário-adjunto de Luiz Roberto Barradas na pasta da Saúde em São Paulo. Ele trabalhou com José Serra quando o governador eleito comandava o ministério da área no governo de Fernando Henrique Cardoso. Antecedentes – Nomeado secretário da Agricultura pelo governador eleito Jaques Wagner (PT), o ex-prefeito de Itabuna Geraldo Simões foi condenado na semana passada pelo TCU por licitação irregular de um terminal de grãos quando presidia a Companhia Docas da Bahia.

TIROTEIO

* Do cientista político Renato Lessa sobre o compromisso dos candidatos Aldo Rebelo (PC do B-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP) de atender às demandas do "baixo clero". O petista defendeu publicamente a equiparação do salário dos parlamentares ao dos ministros do STF.

– Ao que parece, a disputa pela presidência da Câmara se confunde cada vez mais com uma eleição de sindicato dos deputados.

Publicidade