A véspera do feriado no Litoral do Paraná foi marcada pelas compras de última hora no comércio. Supermercados e lojas receberam de pessoas que deixaram as compras de Natal, tanto para ceia quanto os presentes, para esta segunda-feira. Ilcione Xavier, gerente de um supermercado em Guaratuba, conta que o estabelecimento espera aumento de 15% no faturamento durante o feriado de Natal, em relação ao ano passado. "As compras de mercadoria para o Natal que fizemos foram baseadas nessa expectativa", diz. Segundo ela, a temporada mais curta favorece o comércio.
A professora Elianne de Fátima Pereira veio já na quinta-feira (20) com a família de Ourinhos, no interior de São Paulo, passar o Natal em Caiobá. Mas compras da ceia ficaram para a manhã desta segunda-feira (24). "Não há muita diferença nos preços. Só em artigos como peru, chester e frutas", conta.
Pelo menos nos mercados, grande parte dos veranistas prefere fazer as compras pela manhã e no final da tarde. É o que garante Luiz de Lima, gerente de outro supermercado em Matinhos, que tem expectativa de faturamento ainda maior neste ano. "Esperamos aumento de pelo menos 30% neste feriado. Pela temporada curta, muitas pessoas têm descido ao litoral", conta. De acordo com Lima, o pico do movimento no comércio durante o feriado acontece entre as 10h às 13h, e a partir das 17h.
Os comerciantes esperam aumento nas vendas do litoral principalmente pela temporada mais curta. Segundo eles, temporadas longas como a do ano passado, em função do Carnaval, não atraem tantos turistas para o litoral. Mesmo com o crescente índice de vendas durante o feriado natalino, os empresários estão com expectivas maiores principalmente na virada do ano.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora