Nem levantamento de copo, nem arremesso de bituca. Nada de disputar quem tira a soneca mais longa da tarde. Os mais de mil veteranos da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) estão divididos em sete modalidades esportivas futebol minicampo, tênis, vôlei feminino, corrida, natação, sinuca e truco (porque ninguém é de ferro!) para disputar a 15ª edição do Campeonato Interno Nacional da Federação das AABBs. As 26 delegações de diversas partes do país estão em Curitiba desde o fim de semana passado. E ficam na capital até o próximo sábado, quando encerram a competição, com animação de sobra dentro e fora das quadras.
O que hoje é um evento nacional, que movimenta equipes nos quatro cantos do Brasil durante todo o ano, em seus treinos preparatórios, começou em Curitiba, há 15 anos, como o 1º Encontro Nacional de Funcionários Aposentados. O funcionário aposentado Sérgio Chiochetta, 61 anos, participa desde o primeiro campeonato.
"Ninguém imaginava que o evento se tornaria o que é hoje, com 2,5 mil pessoas envolvidas (entre os acompanhantes e organizadores)", conta. A rotina de treinamentos é um dos fatores positivos que mais chama atenção de Chiochetta. "A competição mudou a vida de muita gente. A preparação para os jogos faz com que todos melhorem sua qualidade de vida, praticando esportes e se cuidando", diz.
Esposas
A cada ano o CINFAABB cria novidades. Antes, a participação era restrita a funcionários aposentados do Banco do Brasil. As mulheres eram minoria. Há quatro anos, as esposas também entraram nos jogos. Foi a boa desculpa que Jacira Chiochetta, de 54 anos, esposa de Sérgio, precisava para competir. Praticante de atividades físicas em academia de ginástica, Jacira conquistou o primeiro lugar da disputa de tênis feminino, série Prata, e o terceiro lugar na corrida de rua. "Ano passado fui a primeira colocada. Mas estava parada há oito meses, por causa de uma cirurgia no ombro. Voltei a treinar faz 40 dias", conta.
O bom desempenho da atleta é a menor de suas conquistas, segundo Jacira. "A medalha é importante, mas a principal vantagem que temos é a saúde. Além disso, a gente conhece muita gente, faz novas e boas amizades. E isso é muito bom para a saúde de todos", avalia.
Limites
Tem atleta que não conhece limites. Milton Veríssimo Ribeiro, de 86 anos, de Florianópolis, é o competidor mais experiente da edição de 2009. Foi o primeiro colocado nas duas provas de que participou de 25 metros costas e livre. "É revigorante para a gente, principalmente por estar competindo com concorrentes mais novos", diz.
A rodada de competições será suspensa nesta hoje, dia de folga do campeonato. Ontem à noite, atletas e acompanhantes participaram de um jantar de confraternização, no Restaurante Madalosso. Hoje, para recuperar da festa, o dia é livre e pode ser dedicado à modalidade extra que faz parte de todo CINFAABB: o turismo. "É outra vantagem da competição. A gente se prepara para a viagem e conhece lugares diferentes a cada ano. No ano que vem, vamos a São Luiz do Maranhão", comemora Chiochetta. Amanhã, as equipes de sinuca, tênis e futebol voltam aos jogos para as semifinais. A final das três modalidades será no sábado.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora