Uma portaria publicada nesta segunda-feira (21) oficializa o trecho de 6,3 quilômetros da Avenida Sete de Setembro, entre a Praça do Japão e a Rua Mariano Torres, como a primeira Via Calma do Brasil. O objetivo da mudança é estimular o trânsito compartilhado entre veículos e bicicletas. Há uma faixa preferencial para os ciclistas e os ônibus continuam circulando pela canaleta. A novidade é que agora, os motoristas que ultrapassarem o limite de velocidade fixado em 30 km/h poderão ser multados.
A faixa preferencial para o ciclista é pintada do lado direito da rua. Como não é exclusiva, os carros podem "invadir" esse espaço para desviar, como ocorre nos trechos em que houve desalinhamento de estações-tubo, e também para manobrar, entrar em estacionamentos e realizar conversões. A implantação da Via Calma, com espaço para os ciclistas, apenas reforça o conceito do sistema "trinário", em que há duas vias rápidas de acesso ao bairro e centro e uma via estrutural mais lenta ao centro.
O desafio ainda é migrar os ciclistas que circulam pela canaleta. O hábito é passível de penalidade e multa, de acordo com o artigo 255 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB).