Será inaugurado no domingo, com dois meses de atraso, um novo viaduto na BR-277, entre Curitiba e o Litoral do Paraná. A obra foi iniciada em abril e a previsão inicial de inauguração era outubro, mas as chuvas do segundo semestre mudaram o calendário. O Viaduto Borda do Campo, localizado no km 66,5, em São José dos Pinhais, vai beneficiar 1 milhão de pessoas que pegarão a via em direção ao litoral paranaense até o ano-novo. Nesta época, o movimento chega a ficar três vezes maior que o normal. A construção teve um custo de R$ 4,5 milhões e foi realizada pela concessionária Ecovia. Hoje, operários farão os últimos reparos e concluirão a pintura.
A obra é uma reivindicação de pessoas que vivem no entorno da rodovia, que se arriscavam em dias de grande movimento para poder fazer o retorno. Cerca de 45 mil moradores serão beneficiados. Além do viaduto, haverá também uma nova passarela para pedestres. A construção ocorreu em duas etapas. Na primeira, que foi de abril até outubro, a pista ficou interditada no sentido litoral e a que levava a Curitiba funcionou em mão dupla em um percurso de dois quilômetros.
A concessionária usou um modelo de construção que evitou a necessidade de desapropriações. Além de representar mais custos no final, esse processo atrasa o calendário de obras. Outra inovação foi o uso de uma técnica que permitiu a conclusão do viaduto sem precisar de desvios ou bloqueios totais das quatro pistas. O gerente de atendimento ao usuário e engenharia da Ecovia, Davi Guedes Terna, explica que, para diminuir a largura do viaduto, foi feito um muro de contenção com aço e concreto. Isso evitou que a construção atingisse moradias do entorno da rodovia. Para diminuir congestionamentos, nos dias de alto tráfego, como nos feriados de 7 de setembro e 12 de outubro, o sentido de maior movimento ficava com duas pistas e o oposto usava as vias marginais. "Asseguramos aos usuários que não haverá problemas. O fluxo seguirá normal neste feriadão".
Sentido SC
Os motoristas que pegarão a BR-376 com destino ao litoral catarinense ou a Guaratuba devem se preparar para enfrentar longas filas. Em São José dos Pinhais, a Avenida das Torres continua bloqueada no cruzamento com a Avenida Rui Barbosa para a construção de uma trincheira. O acesso ocorre somente em desvios. A recomendação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano é que os condutores usem caminhos alternativos e evitem horários de pico. Metade da obra está concluída, mas a inauguração ocorrerá somente em março de 2010.
A construção da trincheira foi iniciada em setembro do ano passado. As chuvas de setembro e outubro atrapalharam um pouco o andamento da obra. No momento operários fazem a concretagem das lages. A trincheira faz parte do Programa de Integração do Transporte (PIT) e o investimento total será de R$ 11,3 milhões.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião