O que seria uma viagem de passeio, aprendizado e integração dos estudantes do terceiro ano de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Positivo (Unicenp) acabou em tragédia, na madrugada de ontem, no Bairro de Loures, na Zona Sul de Belo Horizonte (BH), Minas Gerais. Depois de uma noite de festa, o arquiteto curitibano Bruno Carlo Pizzatto, 26 anos, conhecido pelos amigos como Pizza, morreu ao cair do 22.º andar do Hotel San Francisco Flat. "É uma pena porque Curitiba perdeu um grande homem", desabafa a mãe, a artista Zélia Pizzatto.
Bruno e mais 68 colegas e amigos estavam em uma excursão extra-curricular para conhecer diferentes tipos arquitetônicos, como o colonial e o barroco das cidades históricas mineiras de Ouro Preto e Mariana e o moderno de Brasília, além de visitar a Bienal de Arquitetura em São Paulo. "Ele já tinha se formado em janeiro, mas foi convidado para viajar com os amigos", conta a mãe. "Esse passeio acontece todo semestre e é organizado pelo centro acadêmico do curso", explica o vice-reitor do UnicenP, José Pio Martins.
De acordo com testemunhas, o incidente aconteceu por volta das 3 horas, depois que Bruno voltou com quatro amigos de um bar. Ele tinha bebido um pouco e deixou os colegas para dormir. Ao chegar no seu quarto, no último andar do prédio, o arquiteto descobriu que estava sem a chave e decidiu esperar os colegas. "Dois amigos e um professor viram o Bruno sentar em uma grade e adormecer. Foi quando ele caiu", revela Zélia. A polícia de Minas Gerais ouviu várias testemunhas e deve se pronunciar hoje. "Não descartamos nenhuma hipótese. O mais provável é que foi um acidente", adianta o investigador Carlos Alberto, do 11.º Distrito Policial mineiro.
O corpo do arquiteto chegou da capital mineira no final do dia de ontem. O enterro está programado para a manhã de hoje, no Cemitério Municipal de Curitiba, no bairro São Francisco. "O Pizza era perfeccionista, amigo, estudioso, reservado e engraçado. Gostava de reunir os amigos em casa, com churrascos e festas", lembra Patrícia Adam Helm, amiga há 12 anos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião